São Paulo/SP

Floriano Serra

Seus eventos são sempre ministrados de forma objetiva, prática, interativa e informal apontando para o caminho da liderança humanizada, desenvolvimento da criatividade, motivação e busca da realização pessoal e profissional.


Floriano é graduado em psicologia clínica e organizacional com pós-graduação em propaganda e marketing e especialização em análise transacional.

Sua principal área de atuação é o comportamento humano através de palestras, cursos, seminários e "workshops". É presidente da consultoria Somma4 projetos em gestão de pessoas e diretor de RH e qualidade de vida da APSEN farmacêutica.

Na área de gestão e desenvolvimento de pessoas já recebeu vários prêmios pessoais e lançou mais de 10 livros sobre comportamento humano.

Seus eventos são sempre ministrados de forma objetiva, prática, interativa e informal apontando para o caminho da liderança humanizada, desenvolvimento da criatividade,  motivação e busca da realização pessoal e profissional.

Temas e tópicos das palestras:

Liderança transacional: promovendo transformações pessoais para a excelência da liderança

- A visão que tenho das pessoas (posição existencial)
- Por que algumas pessoas me fazem sentir superior ou inferior?
- Como isso afeta meus relacionamentos e minha carreira?
- Metas pessoais e profissionais (argumento de vida)
- Como tem sido minha história de vida?
- Há acontecimentos que se repetem independentemente da minha vontade?
- Há mais fracassos que sucessos?
- Profissionais com argumentos de vida de vencedor e perdedor
- A dinâmica e origem dos comportamentos impulsivos inadequados
- Relações predadoras no trabalho (jogos psicológicos)
- Porque algumas pessoas geram conflitos nas relações profissionais?
- Uso adequado do tempo (estruturação do tempo)
- Distribuição equilibrada do tempo
- Promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Lidando com as emoções no trabalho (inteligência emocional)
- Uso da inteligência emocional como recurso da liderança para motivação e interação com a equipe

Somos todos vencedores

- Situação atual do clima organizacional no mercado em geral
- Que imagem temos de nós mesmos?
- Por que há situações ou pessoas que nos deixam inseguros?
- Como lidar com essas pessoas?
- Riscos reais do mau humor no trabalho
- Como lidar com pessoas que "jogam" criando relações negativas
- Vencedores sabem equilibrar o uso da emoção e da razão
- Conceito transacional de personalidade e sua influência no pensamento e comportamento
- Conciliando estilo de vida e pressão no trabalho
- Todos nascemos vencedores
- Por que algumas pessoas mudam para o caminho dos perdedores?
- Como uma visão otimista da vida e trabalho pode afastar as ameaças?
- Qualidade de vida e saúde física e emocional do profissional

E por que não? Desenvolvendo o pensamento criativo para enfrentar e vencer os novos desafios

- Percepções e diferenças individuais
- Diferentes percepções do mesmo fato ou situação
- Todas as pessoas podem ser criativas
- Como a capacidade de percepção e o potencial criativo podem ser bloqueadas ou reprimidas
- Como o "jeito de ser" da pessoa pode ajudar ou limitar seu potencial inovador?
- Bloqueio da criatividade
- Como a capacidade criativa pode ser bloqueada?
- A origem desses bloqueios e como podem ser superados
- O conceito transacional de personalidade e sua influência na manifestação dos processos criativos
- Quebra de paradigmas
- A tentação de permanecer na zona de conforto e fazer sempre igual
- A necessidade de rever paradigmas e hábitos de rotina diante dos novos desafios
- Exercícios para desenvolvimento do potencial criativo

Tema e conteúdo programático do treinamento:

Análise transacional aplicada a vendas

- Meu jeito de ser é bom?

Os tipos transacionais de personalidade e suas características, origens na formação, disfunções e exercício de autoconhecimento.

- Como me expresso?

Como me mostro aos colegas, pares, gestores e clientes? Quais comportamentos mais me caracterizam? Reações típicas de cada um deles e exercício de autoconhecimento.

- Como me relaciono com os colegas e clientes?

Meu estilo de relacionamento com os colegas, pares e gestores afeta meu modo de negociar? Em que preciso mudar para obter melhores resultados? Tudo sobre desqualificação como convite ao conflito, além de regras para uma comunicação eficaz e um relacionamento harmonioso e produtivo em vendas.

- Será que meus colegas e clientes me veêm da mesma maneira que me vejo?

Nem sempre o percepção que uma pessoa tem de si corresponde ao modo como ela é vista pelos demais, pois muitas vezes ela não tem consciência do seu comportamento.

- Como equilibro a afetividade sem comprometer o profissionalismo?

O calor humano é importante nas relações pessoais e comerciais desde que gerado de forma e em níveis adequados. Como obter esse equilíbrio em favor dos bons resultados?

- Revendo e mudando comportamentos: preciso mudar?

Reflexões sobre a necessidade de mudanças pessoais e profissionais.