• Home
  • Nathalia Arcuri - Me poupe

São Paulo/SP

Nathalia Arcuri - Me poupe

Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri é uma especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira. É conhecida pelo canal Me Poupe! no YouTube, pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro, atualmente o maior canal sobre finanças do mundo.


Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri é especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira. É conhecida pelo canal Me Poupe! no YouTube, pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro e atualmente o maior canal sobre finanças do mundo.

Tente se lembrar: o que você queria da vida aos oito anos de idade? Jogar futebol até escurecer, fazer a lição de casa só depois de brincar, jogar videogame, ter uma boneca nova… Nathalia Arcuri, também desejava tudo isso.

Com uma pequena diferença: enquanto as outras crianças faziam uma ideia vaga do que era o dinheiro e o seu real valor, ela já estava juntando trocados para garantir a compra do primeiro carro, quando completasse dezoito anos.

Nascida em família de classe média, filha de pai engenheiro civil, mãe dona de casa e filha do meio de três meninas, Nath teve uma infância simples, porém sem grandes privações e percebeu cedo que não poderia depender dos pais para conquistar objetivos mais ousados. Certo dia, aos sete anos de idade, descobriu que uma colega de classe tinha ganhado uma poupança do pai, que aplicaria uma certa quantia de dinheiro todos os meses até que ela completasse dezoito anos.

O objetivo do valor acumulado: comprar um carro. Passados vinte e seis anos desde aquele momento, a fundadora do Me Poupe! não esquece a relevância daquele instante para toda a sua trajetória de vida: “Perguntei para os meus pais se eu também tinha uma poupança e descobri que não tinha poupança nenhuma. Me lembro muito bem das palavras do meu pai: cresça e apareça!”. Foi o que ela fez. A partir daquele “não” dado pelos pais, a Nath começou a juntar o dinheiro que podia. Como não ganhava mesada, guardava o dinheiro do lanche (quando tinha). Em vez de brinquedos, pedia dinheiro de Natal e aniversário e na adolescência passou a usar a criatividade pra engordar o cofrinho.

Aos 13 ela descobriu o que era um cachê publicitário e não descansou enquanto não ganhou seus primeiros cachês como garota-propaganda. Nunca pegou o papel principal, mas as figurações já lhe rendiam muito mais dinheiro que a Sessão da Tarde no sofá de casa.

Aos 17, a musa das finanças, como foi apelidada carinhosamente pelos fãs, havia acumulado R$ 6.800,00, o equivalente a R$ 21.000,00 nos dias de hoje.

Daquele dinheiro acumulado ao longo de toda infância e adolescência, Nathalia tirou uma lição: o tempo somado ao foco, persistência e disciplina é o melhor amigo do nosso dinheiro.

Aos 23, recém formada em Jornalismo, profissão que escolheu por paixão à comunicação, Nathalia já tinha comprado à vista o primeiro imóvel: um apartamento na planta. Em paralelo a isso, conseguia fazer longas viagens internacionais, trocar de carro… pagando tudo à vista.

Como isso é possível? Simples. Assim que entrou na faculdade, Nathalia começou a investigar o universo dos investimentos. Ela sabia que existiam formas de multiplicar o dinheiro suado que ganhava e não estava disposta a abrir mão da diversão nem da juventude do presente pra guardar todo o seu dinheiro para o futuro. Como não havia ninguém na família com conhecimentos em investimentos, o jeito foi procurar os livros e sites sobre o assunto. Foi ali que ela percebeu que faltava uma linguagem simples e amigável a este tipo de conteúdo. Cada texto era uma barreira a ser transposta. Os estudos sobre finanças e investimentos eram uma espécie de hobby. Assim como quem lê quadrinhos e se diverte, Nath se deleitava aprendendo a multiplicar o fruto do seu trabalho a fim de ter uma vida financeira mais independente.

Em 2012, após consagrar-se como repórter especial de um dos programas mais longevos da TV aberta, a criadora do Me Poupe! se viu diante de um dos maiores desafios da sua vida: a carreira já havia chegado ao ápice e havia pouco espaço pra crescer. A tal zona de conforto começou a incomodar.

Nath tinha duas alternativas: continuar a carreira de coberturas nacionais e internacionais ganhando um salário de dois dígitos ou usar seus conhecimentos autodidatas e o dom para a comunicação para levar ao público um conteúdo capaz de transformar a vida financeira dos brasileiros através do entretenimento, sua especialidade na reportagem.

Foram três anos de tentativas frustradas dentro da TV e muito aprendizado do lado de fora. A cada “não” da chefia, Nath se perguntava: o que eu posso fazer para ter o meu “sim”?

Foi em busca de conhecimento teórico. Havia poucos estudos e cursos específicos naquela época.

Leu dezenas de livros sobre o tema, usou sua influência na TV para ter acesso aos poucos autores de relevância que existiam, buscando sempre absorver conteúdo direto da fonte. Nunca escondeu o seu desejo de usar a TV e a informação adquirida para munir o brasileiro de conhecimento básico, que deveria estar nas escolas, mas não está.

Em março de 2015, já intitulada especialista em planejamento financeiro pelo Insper, vencedora do Prêmio IBCPF (Planejar) e diante do universo democrático proposto pela Internet, Nath lutou contra o preconceito dos colegas e fundou o Blog Me Poupe!. Depois de tantos “nãos” da TV aberta, em junho do mesmo ano, ela levou o conteúdo para o YouTube. Comprou uma câmera de segunda mão, um computador e aprendeu na própria rede mundial de computadores a gravar e a editar, de graça.

Foi necessário muito planejamento, coragem e uma certa ousadia para pedir demissão em dezembro de 2015.

Nath trocou a carreira estável e o salário de R$ 13.000 por um contrato de um ano com uma corretora de valores que viu na jornalista e especialista em finanças o potencial que a marca precisava para crescer. Quando pediu demissão, os colegas a advertiram de que aquele caminho era incerto e que o mercado não estava lá essas coisas… demissões em massa, uma crise financeira profunda se aproximando… era arriscado demais!

O que a fez mergulhar no empreendedorismo e aceitar o desafio de fazer conteúdo inovador na internet foi um dado recebido um ano antes: a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil e 70% delas se sujeitam a relacionamentos violentos por causa da dependência financeira. Sempre que fala sobre essa estatística, Nath se emociona.

O combate a esses números foi o que a tirou da zona de conforto. Hoje a missão do Me Poupe!, primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil e também o maior canal de finanças pessoais do mundo, é oferecer de graça educação financeira ao maior número possível de pessoas e tirar milhões de brasileiros da inércia financeira.

O público-alvo é abrangente e não poderia ser diferente: 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes e alheios aos conceitos básicos de economia, como o custo do próprio tempo, as taxas abusivas, os péssimos produtos financeiros de crédito e de poupança sugeridos pelos grandes bancos, o risco do endividamento mal planejado.

Essas informações que, até então eram consideradas “chatas” e impertinentes, ganharam um novo significado nos vídeos e textos produzidos pela criadora do Me Poupe! Se antes o conceito de juros era um martírio, hoje o público se derrete pelo Juro Composto, o “filho” da Nath.

A Taxa Selic, cujo entendimento estava restrito aos economistas e poucos entendidos do mercado, encontrou na voz da Nath uma tradução inédita e compreensível. Assim como o Tesouro Direto, porta de entrada para o universo dos investimentos para milhares de brasileiros nos últimos dois anos.

Transformar todo brasileiro em investidor, eis o maior desafio de Nathalia Arcuri, hoje aos 33 anos. Para isso, o time do Me Poupe!, que cresceu três vezes em apenas um ano, e é composto por 12 profissionais de várias áreas como redação, marketing e comercial (muitos, inclusive, ex-colegas da TV), trabalha tão incansavelmente como a visionária criadora do Me Poupe!

Todos os meses, o Me Poupe! impacta diretamente 8 milhões de pessoas através do Canal no Youtube, blog, redes sociais próprias e Programa de Rádio comandado pela própria idealizadora na Rádio 89 FM.

O plano de chegar à TV aberta ainda não foi descartado. Nathalia sabe que precisa estar onde o público está e que precisa levar o seu formato inovador para as plataformas analógicas se quiser atingir aqueles que ainda não migraram para o digital.

Recentemente o Banco Central do Brasil se aproximou do Me Poupe!, de olho na legião de Mepoupeiros que ao aplicar as dicas da Nath notaram que estavam diante de uma lacuna preenchida em suas vidas. Pela primeira vez um presidente em exercício de Banco Central, Ilan Goldfajn, concedeu uma entrevista a um canal de YouTube. Resultado: 100 mil views em menos de uma semana.

Hoje, além de ser “o rosto e a voz” do Me Poupe!, Nathalia Arcuri, considerada a mulher mais influente da internet brasileira (IPSOS 2017) é a CEO da empresa e busca diariamente novas maneiras de impactar mais pessoas, democratizar o planejamento financeiro pessoal e os investimentos no Brasil.

Em seu currículo, constam também três especializações em Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching), especialização em Economia Comportamental e Arquitetura de Escolhas, além da mania autodidata que nos impede de saber o que mais ela anda estudando…

Em maio de 2018, Nath lançou o primeiro Livro pela Editora Sextante, “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, que chegou às livrarias com a missão de oferecer uma ferramenta de baixo custo e alto impacto na vida financeira pessoal de qualquer cidadão.

O livro rapidamente se tornou um best seller e entrou no topo da lista dos mais vendidos do país. Em menos de 3 meses, foram vendidos mais de 25 mil exemplares. O livro preenche a lacuna que faltava na biografia da “mãe do Juro Composto”, uma obra repleta de conceitos profundos embalados em uma linguagem capaz de transformar em investidor até mesmo o mais convicto consumista.

A jornalista também lançou a Jornada da Desfudência, o curso online de Finanças Pessoais, Mindset e Investimentos mais completo do Brasil. De forma inédita, a Nath criou um processo de seleção, o vestibular da riqueza, para o qual mais de 45 mil pessoas se inscreveram.

Pelo impacto e resultados que tem alcançado com o Me Poupe!, a Nath tem sido reconhecida. Recebeu neste ano o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia na categoria mídia escrita. O prêmio é um dos mais importantes do Jornalismo brasileiro.

Temas de Palestras:

- O Poder do não e o dinheiro
- Economia Criativa
- Educação Financeira
- Finanças Pessoais
- Economizando dinheiro
- Empreendedorismo
- Mulheres inteligentes enriquecem sempre
- Empoderamento Feminino