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Verônica Kato
Verônica Kato nasceu em Bastos, interior de São Paulo. É a única perfumista da América Latina que trabalha dentro de uma empresa de perfumaria e cosméticos e não em uma casa de fragrâncias. Na Natura desde 2006, ela já perdeu a conta de quantas fragrâncias fez.
Verônica Kato nasceu em Bastos, interior de São Paulo. É a única perfumista da América Latina que trabalha dentro de uma empresa de perfumaria e cosméticos e não em uma casa de fragrâncias, privilégio de gigantes como Louis Vuitton'' e Chanel. Na Natura desde 2006, ela já perdeu a conta de quantas fragrâncias fez, mas indica os perfumes das linhas ''Faces'', ''Una'', ''Amó'', ''Kaiak'', ''Ekos'', ''Humor'', ''Biografia'', ''Vôvó'' e ''Sou'' como alguns dos que levam sua assinatura. Verônica é especialista em desvendar a formação, o mercado e o dia a dia de uma perfumista.
Após se formar em farmácia bioquímica (UNESP) começou a trabalhar como perfumista (em 1990) na Dragoco, que atualmente se chama Symrise. Pouco depois foi enviada para a escola de perfumaria da empresa em Holzminden (Alemanha), seguindo depois para especialização em Hadley (Inglaterra) e Grasse (sul da França). Lá e em Nova York aprendeu o ''crème de la crème'' da perfumaria fina. Antes (na primeira parte do curso) aprendeu a perfumar amaciante, detergente em pó, sabonete; “Tudo que tem cheiro”, resume. Em parceria com grandes perfumistas internacionais, Verônica traduz a essência do povo brasileiro em cheiros, expressando as nossas cores, exuberância e alegria. Além disso o trabalho envolve uma pesquisa minuciosa para encontrar matérias-primas, combinar ingredientes e despertar emoções em meio a milhares de essências, óleos, ativos e uma paleta com mais de 2.500 ingredientes disponíveis para serem usados na criação dos perfumes.
O processo de produção de um produto pode levar até 3 anos e envolver até 20 pessoas. Isso porque quando a perfumista recebe o ''briefing'' da fragrância que precisa desenvolver, tem que expressar por meio do olfato a sensação que o aroma precisa passar: conforto, sedução, bem-estar, relaxamento ou estímulo dos sentidos; aliando tudo isso a assinatura da Natura para que o consumidor identifique que é uma fragrância da marca. Isso tudo faz com que a Natura seja a ''casa de perfumaria do Brasil''; uma marca que há mais de 40 anos constrói uma perfumaria original, com identidade olfativa única e que nos inspira e nos traduz.
Temas das palestras:
• Perfumaria no Brasil
• Moda / Beleza
• A arte da perfumaria
• Desafios de se utilizar a biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de fragrâncias sustentáveis
• Sustentabilidade / Meio ambiente
• Mulheres de sucesso
Tipos de trabalho:
• Presença vip