Rio de Janeiro/RJ

Fabio Seixas

Empresário de internet e analista de sistemas. Possui 14 anos de experiência em projetos e empresas de tecnologia e internet. Fundou sua primeira empresa de comércio eletrônico em 1997. Tecnologista por natureza, conhece, implementa e usa diversos tipos de tecnologia nos negócios e no cotidiano.


Empresário de internet e analista de sistemas. Possui 14 anos de experiência em projetos e empresas de tecnologia e internet. Fundou sua primeira empresa de comércio eletrônico em 1997. Tecnologista por natureza, conhece, implementa e usa diversos tipos de tecnologia nos negócios e no cotidiano. Atualmente é sócio fundador da camiseteria.com que é a maior loja virtual de camisetas do Brasil e conta com centenas de milhares de pessoas apaixonadas por moda, design, arte e internet.

Fabio Seixas diz que tentou montar três empresas antes de ter sucesso com a camiseteria.com e ressalta que falhar é muito bom para o aprendizado do empresário. “Os empreendedores, principalmente os digitais, não devem ter vergonha de voltar para casa e dizer que o negócio não deu certo. A energia precisa se voltar para um novo empreendimento utilizando a experiência do anterior”.

O carioca de 34 anos  não sabia nem fazer barra de calça quando em 2005 fundou a confecção online camiseteria.com. Seu sócio Rodrigo David de 33 anos também não. Seixas é analista de sistemas e David é designer. Eles se inspiraram num concurso de um site americano para bolar um modelo de negócio em que o produto final é desenvolvido pelo próprio cliente.

Qualquer pessoa pode enviar uma proposta de estampa à camiseteria.com se cumprir certos pré-requisitos. O desenho é exibido no site da empresa junto com esboços de outros internautas. Depois os clientes dão notas às ideias e somente as estampas que recebem nota mínima são impressas nas coleções. Seus autores ainda recebem 600 reais, além de 400 reais em produtos da marca.

Audiência na camiseteria.com é vital: “Se pouca gente mandar desenhos e menos gente ainda quiser votar, nada disso dará certo”, diz Seixas. “É preciso atrair visitas e ainda fazer das eleições um hábito”, completa. Para divulgar o negócio Seixas resolveu usar um blog que fica dentro do site. Na época algumas grandes empresas já tinham blogs corporativos utilizados para colher sugestões ou reclamações do público. Na camiseteria.com o blog é mais que um canal de relacionamentos genérico: “Para nós é também uma ferramenta para desenvolver novos produtos”, diz Seixas.

Temas de palestras:

• Empreendedorismo
• E-commerce
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