• Home
  • Gabriel O Pensador
img





Rio de Janeiro/RJ

Gabriel O Pensador

Gabriel Contino, mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz", sendo logo contratado pela Sony Music.


Gabriel Contino, mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem lançados sete álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Seu último álbum, Sem Crise, foi lançado de forma independente.

Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno. Quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro-Negro -Edição Especial do Hexa. Escreveu em parceria com Laura Malin o livro Nada Demais que ainda não foi publicado.

Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o "Pensador Futebol" que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado "Dream Football" que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto" que atende as crianças carentes da Rocinha.

Temas de Palestras:

-  Minha história, dias de luta dias de glória

Motivação, Autoconfiança, Justiça social, Empreendorismo, Sucesso
​Público alvo: Escolas, Universidades, Empresas

Gabriel apresenta os vários temas valendo-se de exemplos de suas composições e também de citações do seu livro Diário Noturno. Destaque para as curiosidades sobre seu processo criativo.

Compartilhar momentos de dificuldades - como quando ainda invadia palcos sem ter sido convidado, para conseguir expressar suas ideias - é a forma como exemplifica suas ações ao longo de uma carreira bem sucedida.

Comentando sobre seu estilo musical fortemente calcado nas palavras, o Pensador enfatiza o prazer da leitura e da escrita e o que elas podem nos trazer de bom.

Racismo, preconceito e questões sociais, presentes em suas músicas, também são abordados, principalmente quando o rapper e escritor relembra sua pré-adolescência vivida com amigos da favela da Rocinha. As lembranças desses tempos viraram letra de música, uma das que o artista canta/declama durante a palestra:

"Ele viu que a riqueza na verdade é viver com humildade e vencer o preconceito / e ganhou o que nenhum dinheiro pode comprar / a amizade que até hoje guarda dentro do peito." (trecho da música "Cantão")

O palestrante fala com paixão de seus sonhos, realizações e sobre o desejo comum por um futuro melhor.

"Inspiração pra fazer um improviso / cantar sobre tudo que eu amo e detesto embalando uma dança que balança o piso / espalhando esperança e explodindo o resto" (trecho do poema "Ins-piração")

Improvisar é com ele mesmo e a palestra é espontânea, adaptada e conduzida de acordo com a faixa etária e o perfil de cada plateia.

O livro Diário Noturno, com seus textos escritos durante diferentes fases da vida do autor, resulta numa obra versátil que já foi adotada por diferentes instituições de ensino público e privado a partir do sexto ano do Ensino Fundamental . As palestras têm sido realizadas em todo o país, para empresas, instituições públicas, escolas e Universidades, com enorme repercussão também nas midias.

- Você pode ser diferente

Tolerância, autoconfiança, persistência, discriminação, família, amor, buling
​Público alvo: (Infanto-juvenil) Prefeituras, Governos, Escolas

A palestra trata de temas presentes no livro Um Garoto Chamado Rorbeto , vencedor do Jabuti, maior prêmio da literatura brasileira: tolerância, autoconfiança, persistência, discriminação, família, amor, buling entre outros temas ligados ao desenvolvimento da criança e do adolescente.

Mesclando passagens do livro a histórias pessoais e também utilizado trechos de suas músicas, o Pensador disserta sobre estes assuntos com bom humor e responsabilidade.

A conversa descontraída, que incentiva a participação da plateia, conduz a pensamentos profundos e positivos, deixando todos com sentimentos de autoconfiança e esperança elevados.