Rio de janeiro/RJ

Waldez Ludwig

Waldez Luiz Ludwig é um psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante.. É formado em psicologia pela Universidade de Brasília e em artes cénicas pela Fundação Brasileira de Teatro.


Waldez Luiz Ludwig é professor, consultor em gestão empresarial e palestrante.

É formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como Analista de Sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas.

Há mais de 22 anos, como consultor independente, dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, melhoria da qualidade e da produtividade, mercado de trabalho, perfil profissional,  criatividade e inovação e desenvolvimento do capital intelectual.

Mais de 990.000 pessoas já o assistiram ao vivo em mais de 2.300 eventos nos quais participou como professor, consultor ou palestrante nos últimos 26 anos.

Temas das Palestras:

- Estratégia e Gestão:

• A gestão contemporânea das organizações
• Principais fatores da competitividade: estratégia, excelência, inovação e talento.
• A empresa orgânica (não faz mal à saúde).
• A empresa bipolar (manter e mudar tudo ao mesmo tempo).
• A empresa varilux (multi-focal).
• A empresa bacana (responsabilidade social) e a gestão colaborativa.
• Estratégia é substantivo feminino: planejamento, visão, intuição e emoção.
• A estrutura de valor de uma organização baseada em talentos.
• A gestão do capital intelectual como diferencial competitivo.
• Capital humano, capital de mercado, capital de processos e capital inovador.
• A gestão da informação e do conhecimento.
• Aprendizagem como processo gerador de valor e a educação corporativa.
• Melhoria da produtividade: controle total das perdas e do desperdício.

- Excelência e Qualidade:

• A excelência do modelo de gestão. A empresa inovativa.
• A evolução do conceito de qualidade.
• Além da satisfação do cliente: o sucesso do cliente.
• Além do sucesso do cliente: a fidelização do cliente.
• Além da fidelização: a evangelização do cliente.
• Além da evangelização: o respeito dos clientes.
• Colaborador é cliente. Fornecedor é cliente?
• Qualidade de fato e qualidade percebida.
• A economia do espetáculo: um show de atendimento.
• A economia dos serviços: a atitude espetacular como diferencial.
• A aura dos serviços e o comprometimento com os detalhes.
• Todo serviço é temático: as quatro dimensões do serviço espetacular.

- Inovação e Criatividade:

• Inovação, criatividade e imaginação. Singularidades do ser humano.
• Inovação de métodos, processos, serviços e... produtos.
• A diferença entre criatividade e inovação.
• Modelos de gestão da inovação.
• Inovação estratégica: a exploração do futuro.
• Mantendo uma cultura inovadora.
• Principais obstáculos a uma cultura inovadora.
• Criando um ambiente favorável à inovação.
• Inovação aberta (idéias podem vir de fora).

- Talento e Perfil:

• As causas da transformação do trabalho e do emprego.
• As causas da transformação do perfil profissional.
• Todo trabalho pode ser inovador e deve ser artístico.
• O trabalho, o prazer e o ócio. O amor ao trabalho.
• Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho?
• A seleção de pessoas pelo talento.
• A definição de talento, competência e habilidade.
• Características do talento inovador.
• Desenvolvimento de "fortalezas" e gerenciamento das fraquezas.
• O empreendedor: características e atitudes.
• Valores da pessoa talentosa e características dos craques.
• Senso da urgência e competência essencial.
• A gestão de pessoas normalizada por resultados.
• Carreira baseada na autonomia da busca do conhecimento.
• Sistemas de avaliação da qualidade do trabalho.
• Quanto você vale no mercado?
• Saúde, segurança, qualidade de vida e estilo de vida.
• Cinco dimensões para a qualidade de vida no trabalho.
• Prevenção do desperdício de talentos.
• Marketing pessoal para a carreira profissional.

- Liderança e Equipes:

• A organização baseada em times (TBO).
• O trabalho em equipes: do desempenho individual para a realização coletiva.
• Características e qualidades de um grande time.
• Do corporativismo para o cooperativismo: a gestão é colaborativa.
• O perfil do líder contemporâneo. Crenças, valores e atitudes dos líderes.
• Gerentes preservam, líderes transformam.
• Transformando gerentes em líderes.
• Como liderar funções e pessoas inovadoras.