São Paulo/SP

Ricardo Anderaos

Jornalista e ambientalista, trilha uma sólida carreira em plataformas digitais, tecnologia da informação sites, portais, mídias sociais, webmaster e transmídia.


Ricardo Anderáos é jornalista e trabalha na ONG Ashoka como framework chance leader para a América latina. Anteriormente foi diretor editorial do ''Brasil post'', fruto de uma parceria entre a editora Abril e o portal ''The Huffington post'', lançado no Brasil em janeiro de 2014.

Começou a carreira em 1988 como repórter e depois correspondente internacional da Folha de São Paulo. Em 1994 criou o primeiro CD-ROM brasileiro: a revista NEO Interativa. Foi webmaster do UOL e gerente de novas mdias do Itaú cultural. Durante dez anos assinou a coluna de tecnologia da revista ''Carta capital''. Criou e editou o ''Link''; produto cross-media sobre comportamente e tecnologia com cadernos semanais em O estado de Sâo Paulo, Jornal da tarde e programa diário na rádio Eldorado.

Como diretor editorial da versão paulistana do jornal Metro international foi responsável pela implantação desse periódico gratuito no Brasil. No grupo Bandeirantes de comunicação gerenciou o portal Band e o site colaborativo ''Ebandreporter''. Também no grupo trabalhou como diretor de produtos online. Foi colunista de tecnologia na rádio Bandnews FM e no jornal Metro Brasil. Foi diretor de mídias digitais da MTV Brasil e diretor de mídias sociais e transmídia no grupo Abril. Recebeu o título de doutor em história social da arte pela Universidade de São Paulo.

Temas das palestras:

• Informática
• Redes sociais / Mídias sociais
• Tecnologia
• A carreira de Anderáos
• Direção editorial do Brasil post

Tipos de trabalho:

• Jornalistas