Estados Unidos/EUA

Ricardo Semler

A revista Time o apontou entre os "100 jovens líderes globais". O Fórum econômico mundial também o apontou em trabalhos semelhantes. Seus métodos inovadores foram divulgados em todo mundo por meio do livro "Virando a própria mesa", conhecido mundialmente como ''Maverick'' e traduzido em 29 línguas.


Ricardo é um investidor e empresário, presidente do conselho e sócio majoritário de sua empresa. Foi vice-presidente da Federação das indústrias do estado de São Paulo (FIESP), é articulista do jornal Folha de São Paulo e sócio da Tarpon investimentos.

A revista Time o apontou entre os "100 jovens líderes globais" em uma série de reportagens sobre perfis de executivos publicada em 1994. O Fórum econômico mundial também o apontou em trabalhos semelhantes.

Também foi citado em publicações do Wall street journal America e revista Wall street journal latin America como "Empresário do ano na América latina".

Seus métodos inovadores foram divulgados em todo mundo por meio do livro "Virando a própria mesa", conhecido mundialmente como ''Maverick'' e traduzido em 29 línguas, e o livro ''Seven day weekend''(2003).

Desde então se tornou palestrante requisitado por empresas como General motors, Discovery channel e NASA, além de ter proferido mais de quinhentas palestras em diversos países.

Semler estudou na Harvard business school e ministra aulas de negociação na Harvard university, além de ter sido o primeiro brasileiro a escrever para a Harvard business review em 1989.

Autor de um dos artigos mais lidos e comentados da publicação (Managing without managers). Em 1980 assumiu a presidência da Semco S/A.

Desde então promoveu uma verdadeira revolução na empresa, incorporando em pouco tempo quatro subsidiárias de firmas multinacionais e aumentando de forma notável o capital e o número de funcionários.

Obras:

- Virando a própria mesa
- The seven day weekend: changing the way work works
- Você está louco! Uma vida administrada de outra forma

Temas das palestras:

• Mudando o jogo: sabedoria em vez de inteligência
• Como gerenciar uma empresa (quase) sem regras
• Sabedoria radical para uma empresa, uma escola, uma vida