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Rico de Souza Surfista
Apaixonado pelo mar, começou a surfar com aproximadamente doze anos na praias do Leblon e Arpoador. Dando continuidade à sua trajetoria dentro d'água tornou-se tricampeão brasileiro de longboard (1987, 1988 e 1989), vice campeão mundial de longboard nos jogos mundiais amadores da International surfing association (1988) e vice-campeão mundial de longboard no circuito da Association of surfing professionals (1989).
Apaixonado pelo mar, começou a surfar com aproximadamente doze anos na praias do Leblon e Arpoador. Como tudo na sua vida o início não foi fácil; para comprar sua primeira prancha (uma madeirite) precisou vender garrafas, jornais e chumbo que pegava nas construções do Leblon. Além disso enfrentou o grande preconceito que existia em relação ao surf e seus praticantes, principalmente na epoca da ditadura militar.
Alguns anos depois de ter dropado sua primeira onda conquistou o primeiro lugar no campeonato ''Magno surf'', realizado na praia do Arpoador em 1969. Os outros dois titulos de campeão brasileiro vieram em 1972 e 1973 em Ubatuba. Paralelo ao surf Rico começou a fazer pequenos consertos em pranchas como forma de suprir uma mão de obra quase inexistente; não demorou para que o surfista começasse a ''shapear'' suas proprias pranchas, criando então a Rico surfboard. Dando continuidade à sua trajetoria dentro d'água tornou-se tricampeão brasileiro de longboard (1987, 1988 e 1989), vice campeão mundial de longboard nos jogos mundiais amadores da International surfing association (1988) e vice-campeão mundial de longboard no circuito da Association of surfing professionals (1989).
Foi graças ao seu bom desempenho que Rico tornou-se o primeiro e único atleta patrocinado pela rede Globo, contribuindo assim para tornar o surf um esporte mais popular e respeitado pela sociedade. Fora d'água o surfista também se destacou por suas atitudes e conquistou os títulos de ''Cidadão benemérito do estado do Rio'', ''Cidadão honorário da cidade'' e ''Embaixador do surfe brasileiro'', pela Comissão nacional de atletas.
Como empresário soube aproveitar as oportunidades criando uma série de produtos relacionados ao surf, contribuindo ainda mais para a evolução do esporte no Brasil. Dentre os seus principais empreendimentos estão a Escola de surf Rico, o ''Disk surf'', o portal ''ricosurf.com'', o ''Rico point'', o Museu do surf Rico e por fim a Rico promoções esportivas, empresa responsável por desenvolver inúmeras ações promocionais e campeonatos de surf.
Como o próprio Rico costuma dizer seu principal objetivo é devolver ao surf tudo o que o esporte lhe proporcionou ao longo de sua vida. Por isso está sempre engajado em projetos de cunho social, como o patrocínio que oferece aos surfistas de baixa renda André Luiz (Deka) e Rodrigo de Sousa (Saci). Além disso Rico é um amante da natureza e está sempre lutando por sua preservação. Foi com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas causados pelo aquecimento global que Rico quebrou cinco recordes, todos registrados no ''Guinness book''.
Temas das palestras:
• Trajetória no surf
• Saneamento básico no Brasil
• Competitividade
• Liderança
• Motivação
• Superação de desafios e mudanças