- Home
- Roberto Rodrigues - Ex Ministro da Agricultura
Roberto Rodrigues - Ex Ministro da Agricultura
Como agricultor recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, e também a ''Ordem do mérito agrícola'' no grau de ''Cavaleiro'', concedido pelo governo da França.
Roberto Rodrigues é um dos principais precursores do cooperativismo no mundo. Autor de seis livros e coautor de diversos outros.
Sua carreira tem três vertentes: acadêmica, agrícola e cooperativista. Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural.
Em 2012 foi nomeado “Embaixador do cooperativismo” pela ONU e vencedor do prêmio ''Rochdale'' na Inglaterra pela Aliança cooperativa internacional.
Engenheiro agrônomo pela USP com cursos de aperfeiçoamento em administração rural. Coordena o centro de agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e é professor do departamento de economia rural da UNESP Jaboticabal.
Pesquisador do instituto de estudos avançados da USP. Também foi ministro da agricultura, pecuária e abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006).
Foi presidente da Associação brasileira do agronegócio e da Sociedade rural brasileira, secretário de agricultura e do abastecimento do estado de São Paulo e coordenou o setor privado no Fórum nacional da agricultura.
Como agricultor recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, e também a ''Ordem do mérito agrícola'' no grau de ''Cavaleiro'', concedido pelo governo da França.
Foi membro de vários conselhos representando o agronegócio, tais como o Conselho monetário nacional, Conselho de crédito rural e agroindustrial, Conselho nacional do agronegócio, Conselho nacional de política agrícola, Conselho nacional de comércio exterior e conselho da ''World wildlife foundation''.
Foi vice-presidente da Fundação brasileira para desenvolvimento sustentável, da Sociedade nacional de agricultura, da BM&F Bovespa e presidente do Conselho superior do agronegócio da FIESP.
Criador do sistema ''COPLANA'', rotação da cultura da cana com soja. Tal modelo racionaliza a atividade rural em termos de melhor uso dos recursos humanos, financeiros e materiais (equipamentos, máquinas e veículos).
Responsável por aumento significativo da geração de empregos nas áreas canavieiras.
Temas das palestras:
• Cooperativismo explicado
• Agricultura e economia rural