• Home
  • Rubens Barrichello

Miami/FL

Rubens Barrichello

Rubens Gonçalves Barrichello nasceu em 23 de maio de 1972. Iniciou sua carreira como piloto no kart onde conquistou cinco títulos brasileiros. Fez um ano de F-Ford no Brasil (1989). No ano seguinte foi competir na Europa. Campeão da Fórmula Opel em seu ano de estreia (1990) com seis vitórias, sete pole positions e sete voltas mais rápidas. No ano seguinte foi campeão da Fórmula 3 inglesa.


Barrichello é um automobilista que venceu nove grandes prêmios pela Ferrari. Disputou de maneira ininterrupta o campeonato mundial de Fórmula 1 entre os anos de 1993 e 2011, tornando-se o piloto mais experiente da história nessa categoria.

Em 1993 iniciou sua carreira na Fórmula 1 pela Jordan. No ano seguinte conquista seu primeiro pódio no GP do Pacífico (em Aida) e sua primeira pole position (no GP da Bélgica, em Spa Francorchamps). Em 1997 consegue alguns feitos como o terceiro lugar no grid do GP da Argentina e o segundo lugar em Mônaco além de algumas grandes corridas, como na Áustria. Já em 1998 a falta de competitividade de seu carro acabou lhe rendendo muita dor de cabeça; um quinto lugar no Canadá foi seu melhor resultado.

Em 2000 é contratado para correr pela Ferrari onde venceu nove grandes prêmios. Em 2004 atingiu pontuação suficiente para ser campeão com folga em quase todas as edições anteriores da competição (tornou-se então um dos maiores pontuadores em um único campeonato da história da Fórmula 1).

30 de julho de 2005 foi o dia do anúncio de sua contratação pela antiga equipe BAR (depois Honda F1) para dirigir um dos carros da equipe a partir da temporada 2006. Em 2008 a Honda não tinha um carro competitivo, mas ainda assim foi (um pouco) melhor que em 2007 permitindo que Barrichello pontuasse em três provas (Mônaco, Canadá e Inglaterra) e obtivesse o terceiro lugar no GP da Inglaterra. Em 12 de março de 2009 (a bordo de seu Brawn) quebrou o recorde do circuito de Montmeló (Barcelona). Na sua primeira corrida pela Brawn (no GP da Austrália de 2009) já consegue a segunda colocação.

Em 11 de novembro de 2010 é confirmada sua renovação de contrato com a Williams para a temporada 2011. No dia 11 de janeiro de 2012 Rubens foi o escolhido da equipe para estrear o novo modelo (FW33)  no primeiro dia de testes da pré-temporada, realizados em Valência a partir de fevereiro. Em 30 de janeiro de 2012 se aventura na Fórmula indy participando dos testes do novo carro da equipe KV. Atualmente é piloto da Stock car. Em uma edição limitada de palestras Barrichello decide compartilhar as posturas que transformaram o garoto do bairro da Moóca em uma personalidade de sucesso internacional.

Temas de palestras:

• Estratégia e disciplina
• Competitividade
• Esportes
• Liderança
• Motivação

Tipos de trabalho:

• Mestre de cerimônias
• Presença vip