- Home
- Allan Costa
Allan Costa
É Diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia: Co-fundador da plataforma AAA inovação, ao lado de Ricardo Amorim; Co-fundador da Curitiba Angels, da Ettica Compliance e da B! Storytelling.
Começou carregando computadores até chegar à Diretoria Superintendente do SEBRAE no Paraná. Atuou como Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná.
Bacharel em Processamento de Dados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a partir disso começou em um processo de constante ampliação das minhas referências.
Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial na Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba e MBA Executivo do IBMEC, com Mestrado em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas.
Morou no exterior como bolsista do Conselho Britânico cursando um segundo mestrado na Business School da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e não descansou até se graduar pela Harvard Business School, em 2010 quando concluiu o Programa de Gestão Avançada da Universidade de maior prestígio no planeta.
Participou de programas de aperfeiçoamento em escolas como o INSEAD, na França, a Universidade Católica de Milão, na Itália, a formação como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e, finalmente, a formação como ator cômico pela Escola do Ator Cômico do Mestre Mauro Zanata.
Desenvolveu paixão por compartilhar conhecimento e experiências como professor de programas de MBA na Fundação Getúlio Vargas, PUC-PR, IBMEC-PR e Universidade Positivo;
Toda essa mistura de aprendizados e experiências é o que lhe moldou até aqui. E é daí que saem os ingredientes que procurava para misturar e criar a Allan Costa Palestras e Consultoria uma empresa dedicada a entregar conteúdo de alto impacto a empresas e organizações de todo o Brasil na forma de palestras e consultoria cujo objetivo é inspirar e mobilizar pessoas para a ação como agentes de transformação.
Temas de Palestras:
- Fábricas de Realizações:
A palestra reflete sobre a construção de empresas extraordinárias e mostra porque grandes empresas não são, necessariamente, empresas grandes. Empresas extraordinárias servem de modelo e referência, independente do tamanho; inspiram e são motivo de orgulho para colaboradores e clientes; trazem em si um sentido de missão e propósito que extrapolao mero ganho financeiro.
Objetivo: Sensibilizar os participantes para a importância de construir empresas alicerçadas em bases sólidas como forma de assegurar o crescimento sustentável e apresentar ferramentas que permitam a adoção das ideias apresentadas de forma imediata.
- Coisas Que Ninguém Vai te Contar Sobre Empreender:
Empreender cada vez mais se torna uma escolha para muitos jovens e profissionais experientes. Entretanto, ao se deparar com a realidade de criar empresas na prática, muitas vezes o empreendedor descobre que muito do que ele precisar saber, ninguém ensinou na escola. A palestra aborda o processo empreendedor a partir de um ponto de vista prático e direto, tratando das coisas como elas são e auxiliando o empreendedor a se preparar para trilhar uma estrada que, se é difícil por um lado, também é repleta de realização.
Objetivo: Preparar empreendedores e futuros empresários para empreender com maior probabilidade de sucesso e com maior consciência quanto aos desafios a serem enfrentados.
- Start Me Up:
As startups assumiram o protagonismo no movimento empreendedor no Brasil e no mundo. Todo jovem sonha montar uma startup de sucesso e ficar rico. Entretanto, a criação de startups de sucesso não é obra do acaso e depende de mentalidade, ferramentas e atitudes específicas. A palestra levará os participantes a refletir sobre esse processo, evidenciando um possível caminho para a construção de startups de alto valor e com potencial verdadeiro de resolver problemas concretos e ajudar a mudar o mundo.
Objetivo: Dotar os participantes da compreensão sobre o funcionamento de uma startup e do conhecimento sobre os passos para construir uma startup de sucesso, desde a fase de concepção da ideia até as rodadas de investimento necessárias para sua evolução em larga escala.
- Re-Start Me Up:
As startups assumiram o protagonismo no movimento empreendedor no Brasil e no mundo e a cultura startup tem permitido a criação de empresas de alto valor em pouco tempo.Essa experiência tem lições valiosas para empresas consolidadas que estão em busca de alavancar seus níveis de inovação e criatividade. A palestra discorrerá sobre os elementos necessários para a criação de uma cultura inspirada em startups que possa devolver ou dotar empresas consolidadas da capacidade de inovar em ritmo acelerado.
Objetivo: Possibilitar a compreensão acerca do funcionamento de uma startup, evidenciar os elementos que permitem a essas empresas nascentes inovar de forma constante e acelerada e apresentar um caminho para que a cultura startup possa ser implementada em empresas já consolidadas.
- A Face Oculta da Inovação:
Inovação é palavra de ordem em qualquer empresa, de qualquer porte. A palestra busca desmistificar conceitos equivocados sobre inovação e demonstrar que inovar não é necessariamente caro e complicado. Reflete sobre a importância da liderança na criação de uma cultura da inovação e discute a relevância da criatividade como atributo humano que deve ser desenvolvido como um hábito a fim de gerar um ambiente permanentemente inovador e que permeie toda a organização.
Objetivo: Demonstrar que inovar pode ser mais simples, fácil e barato do que parece e dotar os participantes de instrumentos que permitam aumentar o nível de inovação na sua atividade profissional ou empresarial.
- Chute O Balde, Seja Feliz!:
A ilusão da segurança proporcionada pelo emprego estável aprisiona milhões de pessoas em atividades sem significado. A partir da experiência de vida do palestrante, que o tornou personagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a palestra ressalta a necessidade de buscar propósito e significado para a vida; fala da necessidade de questionar regras e dogmas estabelecidos por terceiros e apresenta um caminho já trilhado com sucesso e que pode inspirar outras pessoas a adquirirem maior nível de autonomia em suas escolhas pessoais e profissionais, tendo como consequência maior nível de realização e felicidade.
Objetivo: Dotar os participantes dos instrumentos necessários para a busca de propósito e significado, para a reflexão informada sobre as próprias escolhas, para a elevação do seu nível de autonomia e felicidade e para a busca determinada pela realização dos seus sonhos.
- Contrate Gente Melhor do Que Você:
Em um mundo dominado por novas tecnologias, muitas vezes perdemos a capacidade de perceber o que efetivamente faz a diferença no sucesso das organizações.Empresas extraordinárias tem como base do seu sucesso um grupo de pessoas diferenciado, motivado, que compartilha
sonhos e propósitos e constrói uma cultura empresarial única. A palestra fala sobre como construir empresas com essas características a partir da variável mais relevante: gente.
Objetivo: Refletir sobre a fonte de sucesso de organizações extraordinárias; evidenciar que o que faz a diferença sempre são as pessoas; demonstrar estratégias que permitam aos participantes construir equipes e empresas que apostem em gente como
fator crítico de sucesso.
- Empreendedor 360º:
Ser empreendedor, mais do que uma escolha profissional, é uma escolha de vida. Empreender é um hábito que funciona como um impulsionador de atitudes que geram impacto positivo e amplo. A palestra trata das escolhas necessárias ao empreendedor integral, denominado como Empreendedor 360º; mostra que empreendedores autênticos exercem influência e liderança inspiradora; discute atitudes do repertório de empreendedores de sucesso; e apresenta caminhos para a construção de carreiras e empresas alicerçadas em uma cultura verdadeiramente
empreendedora.
Objetivo: Despertar o espírito empreendedor nos participantes e apresentar o caminho para uma vida mais empreendedora em âmbitos pessoal e profissional.
- A Arte de Fazer Acontecer:
Apresentação: em tempos de gurus e receitas prontas, muitas empresas correm o risco de perder o foco no que realmente interessa. Ideias e planos no papel não tem qualquer valor a não ser que sejam transformados em realidade. A palestra trata da disciplina da execução, refletindo sobre as escolhas e atitudes necessárias para não apenas pensar grande, mas principalmente realizar grande.
Objetivo: qualificar os participantes para uma atuação com foco em resultados concretos e mensuráveis através da ação com foco no fazer acontecer.
- Simples Assim:
A palestra provocará uma profunda reflexão sobre a busca incansável e desnecessária pela sofisticação e a ausência de resultados comprovados no mundo a partir dessa abordagem. Fazendo uso de exemplos e histórias reais, demonstrará que, a exemplo do que defendia Leonardo da Vinci, o máximo da sofisticação é a simplicidade, principalmente no ambiente empresarial onde muitas vezes, de forma equivocada, só é atribuído valor ao que é complexo.
Objetivo: Oferecer insumos para uma mudança no modelo mental dos participantes que os oriente a um enfoque mais simples (mas não simplista) em seus processos decisórios, de resolução de problemas e de criação de soluções.
- Cultura Come Estratégia no Café da Manhã:
A partir da constatação de que, nos tempos atuais, tudo pode ser copiado, a palestra evidencia que a única fonte de vantagem competitiva verdadeiramente sustentável no longo prazo é a cultura empresarial.
Objetivo: Proporcionar aos participantes os instrumentos para construir equipes e empresas que tenham uma cultura empresarial forte que constitua diferencial competitivo duradouro.
- Dilemas Éticos no Mundo Corporativo:
O mundo contemporâneo apresenta diariamente dilemas éticos de difícil solução aos gestores empresariais e lideranças em geral. Embora revestido de subjetividade, o tema da ética no mundo corporativo pode e deve ter uma abordagem mais simples e direta. A palestra tratará da identificação, reconhecimento e tratamento dos dilemas éticos apontando um modelo referencial que oriente a ação ética de gestores e lideranças.
Objetivo: Elevar o nível de compreensão da plateia quanto a dilemas éticos do cotidiano e oferecer um modelo referencial a ser utilizado no processo decisório cotidiano que oriente a ação ética e íntegra
- Motociclismo, Empreendedorismo e Realização de Sonhos:
A palestra estabelece analogias entre viagens de aventura e o processo de empreender e gerir uma empresa. A partir da experiência em viagens de aventura sobre duas rodas, são compartilhadas lições sobre planejamento, gestão de risco, improviso e criatividade, administração de conflitos, gestão de talentos e equipes, resiliência e foco no resultado. Experiências inspiradoras vividas no Deserto do Atacama e Carretera Austral (Chile), Carretera de La Muerte (Bolívia), Ruta 40 e Ushuaia (Argentina), Route 66 e Blues Trail (EUA), Gold Coast Highway e Pacific Ocean Highway (Austrália), entre outras.
Objetivo: Transmitir conhecimentos sobre temas relevantes da gestão empresarial através de histórias e exemplos inspiradores que aumentem a capacidade de aprendizado e retenção e permitam aplicação direta no cotidiano dos participantes.
- Segunda Carreira e Realização Pessoal:
As escolhas profissionais que a maioria de nós fazemos no início de nossas carreiras nem sempre nos levam por caminhos que nos levem à realização pessoal. Não por acaso, hoje se fala tanto em segunda carreira, fenômeno recente que trata da busca de profissionais experientes por empreender negócios que tenham propósito e sejam convergentes com suas aspirações pessoais. A palestra fala sobre a necessidade de se preparar para esse momento importante da trajetória profissional e oferece um caminho possível para a realização da transição sem traumas e de forma planejada.
Objetivo: Apresentar aos participantes uma estratégia de planejamento e preparação para o início de uma segunda carreira empreendedora e de sucesso.
- A Arte de Liderar:
Aborda a temática da liderança, a partir do argumento de que o que forma um líder autêntico, muito mais do que suas competências, são suas atitudes. A partir de exemplos do mundo real e de histórias de líderes inspiradores, demonstra que liderar é algo que está ao alcance de qualquer pessoa que esteja disposta fazê-lo de forma comprometida, autêntica e com base em atitudes.
Objetivo: Dotar os participantes da consciência e das atitudes necessárias ao exercício da liderança autêntica; desenvolver sua capacidade de ser um líder inspirador.
- Se Ética fosse relativa, Einstein seria filósofo:
O mundo contemporâneo apresenta diariamente dilemas éticos de difícil solução aos gestores empresariais e lideranças em geral. Embora revestido de subjetividade, o tema da ética no mundo corporativo pode e deve ter uma abordagem mais simples e direta.
A palestra tratará da indentificação, reconhecimento e tratamento dos dilemas éticos, apontando um modelo referencial que orientea ação ética de gestores e lideranças.
Objetivo: Elevar o núvel de compreensão da plateia quanto aos dilemas éticos do cotidiano corporativo e oferecer um modelo referencial a ser utilizado no processo decisório que oriente a ação ética e íntegra.
- Modelos Mentais e a era dos Extremos:
Vivemos um momento em que a convergência de um mundo cada vez mais digital com a pressão cada vez maior por resultados nas organizações tem nos conduzido a uma "era dos extremos". O antídoto para que os males e distorções potencialmente causados por todo esse ambiente está exatamente na capacidade de encarar esse admirável mundo novo com um mindset analógico, que proporcione análises multidimensionais e que, sobretudo, nos permita desligar pilotos automáticos e começa a fazer escolhas concientes.
Objetivo: Provocar uma profunda reflexão sobre a competências e habilidades necessárias a gestores e profissionais que desejem ampliar sua capacidade de navegar com sucesso em um mundo digital e hiper-conectado.
- Tendencias e inovações para empresas de tic:
A partir das mudanças em curso no ambiente de negócios e do surgimento de novas tecnologias, a palestra reflete sobre a abundância de oportunidades geradas por esse processo e que podem ser aproveitadas pelas empresas da área de Tecnologia da informação e Comunicação.
Objetivo: Evidenciar aos participantes a existência de um vasto conjunto de oportunidades trazidas pelas aceleradas transformações em curso no ambiente de negócios e prepara-los para reconhecer e tirar proveito dessas oportunidades.
- Dilemas Éticos do Mundo Coorporativo:
O mundo contemporâneo apresenta diariamente dilemas éticos de difícil solução aos gestores empresariais e lideranças em geral. Embora revestido de subjetividade, o tema da ética no mundo corporativo pode e deve ter uma abordagem mais simples e direta. A palestra tratará da identificação, reconhecimento e tratamento dos dilemas éticos apontando um modelo referencial que oriente a ação ética de gestores e lideranças.
Objetivo: Elevar o nível de compreensão da plateia quanto a dilemas éticos do cotidiano e oferecer um modelo referencial a ser utilizado no processo decisório cotidiano que oriente a ação ética e íntegra.