- Home
- Adriana Fóz
Adriana Fóz
Referência nacional em educação socioemocional, reabilitação cognitiva e neurociência educacional, terapeuta cognitiva de jovens e adultos.
Mestre em ciências, psiquiatria e psicologia médica, é especialista em psicopedagogia pós-graduada em psicologia da educação pela USP. É diretora da NeuroConecte, pesquisadora em neurociência cognitiva e educacional.
Referência nacional em educação socioemocional, reabilitação cognitiva e neurociência educacional, terapeuta cognitiva de jovens e adultos.
Palestrante e professora em importantes instituições, congressos nacionais e internacionais, tendo inclusive se apresentado no TEDx.
Adriana também é autora de diversos livros, entre eles os best sellers “A Cura do Cérebro” e ''As Aventuras de Newneu, O Superneurônio'', este último voltado para o público infanto juvenil.
Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, de 2006 a 2010.
Tema da palestra para escolas, gestores e educadores:
• Desenvolvimento de competência
A inter-relação da neuro cognição e estratégias de aprendizado.
Temas das palestras para pais e alunos:
• Limites: autogestão e autocontrole
Usando a metalinguagem do cérebro para falar das funções executivas e sua potenclallzação.
• Empatia e empoderamento
Traz a consciência de si do outro e da força da conexão entre o ser humano e suas relações.
• Superação, resiliência e inclusão
O objetivo é entender quando um obstáculo pode ser o salto para uma conquista e compreender como as diferenças enriquecem.
• Educação emocional e aprendizagem socioemocional
Tem como objetivo identificar a percepção e gestão das emoções no âmbito individual e coletivo.
• Conhecendo e turbinando o cérebro
Aqui o objetivo é desvendar o cérebro, suas funções e estímulos para o melhor desempenho escolar.
• Saúde integral, atenção plena e bem-estar
Entenda como os atuais conhecimentos da neurociência permitem um renovado encontro entre corpo, mente e equilíbrio.
• Gestão pessoal e familiar
Desenvolva o mapa de conquistas, metas pessoais e coletivas.
• Desafios da educação contemporânea: na escola e em casa
Aqui o objetivo é discutir estratégias deste novo mundo de múltiplas relações, comunicação sem fronteiras e demais desafios para educar nossos jovens.
Temas das palestras para empresas:
• Crescimento e reinvenção pessoal e profissional
Objetiva o contato com forças pessoais e com a diversidade de talentos para a Inovação do contemporâneo.
• Plasticidade cerebral e emocional
Desvenda as capacidades cerebrais e emocionais, transformando realidades individuais.
• Perseverança, autogestão e auto-controle
Desenvolve o mapa de conquistas metas pessoais e coletivas.
• Educação emocional, empatia e empoderamento
Aqui o assunto orbita na consciência de si, do outro e da força da conexão entre os profissionais.
• Superação, resiliência e inclusão
Entenda quando um obstáculo pode ser o salto para uma conquista.
• Conhecendo a turbinando o cérebro
Identifique e compreenda como o cérebro funciona para melhorar sua performance.
Tema e tópicos da palestra sobre percepção, identificação e manejo:
• Reeducando as emoções para uma maior qualidade de vida
O objetivo é aprender e se reinventar por toda a vida é cada vez mais vital para manter o indivíduo produtivo, mas essas mudanças e necessidades diversas e frequentes trazem uma quantidade grande de estresse.
Resiliência, equilíbrio e outras competências são e serão cada vez mais vitais. Os tópicos são:
- Autoconhecimento do profissional de saúde
- Como autoconhecimento é capazes de promover conexões autênticas
- Compreendendo as necessidades emocionais do outro, paciente ou não
- Regulando seu próprio estado emocional e criando um ambiente de confiança e apoio
- Relação entre problemas de saúde mental
- Como ansiedade, depressão e baixa autoestima causam prejuízo nas interações sociais
- A área "nebulosa" entre uma simples dificuldade e o início de um transtorno
- Sinais de alerta internos (do indivíduo) ou externos (do entorno), com especial atenção para ansiedade, depressão e suicídio
- A importância da tolerância a frustração, da empatia e da resiliência
- A tecnologia e seus efeitos no cérebro bons e ruins
- Circuito de recompensa abalado
- É possível reeducar as emoções em qualquer idade
- Entender o novo papel de cada um na gestão das emoções e no aprendizado num mundo estressante
- Agir frente ao possível em direção a um futuro melhor
- Percepção identificação e manejo das emoções