Mariana Reis

Destaque nacional quando os assuntos são diversidade, acessibilidade e motivação.


Destaque nacional quando os assuntos são diversidade, acessibilidade e motivação. Barreiras: são delas que a vida de Mariana, cadeirante desde os 20 anos, é feita.

Nada disso impediu que a palestrante fosse bailarina, professora de educação física, técnica e árbitra de ginástica olímpica e professora universitária.

Superação de limites que engaja outras pessoas. Em 2016 participou do TedXTalks, levando uma nova perspectiva das pessoas com deficiência (45 milhões de brasileiros) ao olhar de um público misto e diverso.

Foi também professora do projeto “Rodas e Piruetas”, que há 6 anos ensina crianças e adolescentes com deficiência a arte do balé e do esporte.

Além disso é fundadora da página Mulher Inacessível, lugar dedicado às discussões e propostas que fomentam mudanças na percepção sobre acessibilidade e o respeito às diferenças.

Graduada em administração de empresas e educação física, foi coordenadora dos serviços de convivência da assistência social para a pessoa com deficiência da prefeitura municipal de Vitória.

Colunista do jornal A Tribuna, do blog Etiqueta sem Frescura e da revista Hype.

Temas das palestras:

Ouse olhar com outros olhos

São 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (quase 25% da população). Palestra que levanta questões pertinentes sobre a a realidade das pessoas com deficiência no Brasil.

De maneira empática, ajuda a fomentar soluções e atitudes diárias que viabilizam o cultivo da diversidade, do respeito e do bem-estar mútuo.

Com cases reais em pauta, questiona e motiva ao mesmo tempo, numa luta de inclusão que faz bem e diz respeito a cada um de nós; com algum tipo de deficiência ou não.

Saber saltar não é somente uma capacidade: é uma virtude

Cadeirante desde os 20 anos, Mariana revela a sua história de vida para trazer uma verdade: os obstáculos sempre são do tamanho da nossa força de vontade.

A palestrante, que também é educadora física, bailarina e administradora de empresas, traz os maiores desafios de sua vida para fomentar uma mudança de postura que engrandece e motiva quem assiste.

As pernas são ferramentas de caminhada. Mas nem de longe são as únicas”, sintetiza.