Belo Horizonte/MG

Letícia Lacerda

Suas palestras são indicadas para lideranças, alta gestão, RH, jurídico, riscos, compliance, finanças, conselho fiscal, administração, consultivo e auditoria.


Letícia Lacerda se dedica à implantação e aplicação eficaz de programas de integridade ou compliance de empresas e cooperativas, além de atuar na pesquisa, ensino e aplicação de temas relevantes do direito.

Convidada por empresas de diversos segmentos para propor um olhar mais crítico e prático sobre políticas de conduta que sustentam suas ações.

É autora dos livros “Compliance no Cooperativismo” e “Decisão Penal: da Superação do Sentir pelo Construir Democraticamente”; coautora de “Compliance em Empresas Familiares: Guia Legal Para Sociedades Empresariais” e diversos artigos acadêmicos.

É advogada, doutoranda em direito constitucional pelo IDP, mestre em direito processual penal pela PUC-MG, especialista em direito tributário e entusiasta em traduzir conceitos complexos e relevantes para a aplicação no mundo corporativo.

Suas palestras são indicadas para lideranças, alta gestão, RH, jurídico, riscos, compliance, finanças, conselho fiscal, administração, consultivo e auditoria.

Também para executivos, sócios, acionistas e herdeiros, pertencentes a instituições não financeiras, advogados e profissionais interessados em conhecer as boas práticas de governança corporativa para os processos de compliance.

Letícia Lacerda customiza suas palestras de acordo com a atuação e nível dos profissionais.

Temas das palestras:

Compliance

Com a promulgação da Lei Anticorrupção, o ambiente de controle e monitoramento de empresas públicas e privadas ganhou maior atenção, exigindo adequações às exigências regulatórias, normas e políticas internas.

Os processos de compliance são ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, fortalecendo seus aspectos tangíveis e intangíveis.

Aborda o compliance no sistema de governança corporativa através da ótica holística, contextualizando todo panorama histórico, ambiente legal e regulatório e tendências.

Compliance para cooperativas

O tema ganhou ainda mais força nos últimos anos no Brasil devido suas ideias de cooperação, igualdade e democracia. Há uma necessidade de regulamentação das normas legais.

Consequentemente do gerenciamento de controle interno e externo, bem como a estruturação das políticas e diretrizes estabelecidas para as atividades da cooperativa.

Foca nos desafios de regulamentar e gerenciar necessidades impostas às cooperativas e na importância do líder nesse processo.