- Home
- Eduardo Ibrahim
Eduardo Ibrahim
Apresenta uma nova equação de crescimento econômico exponencial demonstrando movimentos disruptivos que estão reconstruindo a economia como conhecemos.
Executivo e empreendedor com passagens pelas indústrias de energia, transporte, saúde, tecnologia e finanças.
Se tornou faculty da Singularity University depois de fazer parte do programa de inovação mais procurado do mundo no campus da NASA no Vale do Silício, onde incorporou sua primeira empresa de inteligência artificial.
O TEDx speaker e autor do livro “Economia Exponencial: Da Disrupção à Abundância em um Mundo Repleto de Máquinas” é referência do assunto no país.
Professor convidado da Escola de Economia de São Paulo e alumni da Harvard Business School, Ibrahim foi o primeiro brasileiro a palestrar no Executive Program Global nos EUA.
Apresenta uma nova equação de crescimento econômico exponencial demonstrando movimentos disruptivos que estão reconstruindo a economia como conhecemos.
Temas das palestras:
• Economia exponencial: tecnologia e economia se fundindo em uma única disciplina
A inovação e o uso de tecnologias exponenciais se tornaram parte das estratégias empresariais, provocando mudanças na economia e na sociedade em todos os níveis.
Aprenda sobre o futuro exponencial da economia, mas também sobre as barreiras de transição.
Um novo cenário em que líderes e equipes precisam de um “banho de tecnologia” para conseguir desenvolver a visão capaz de converter incertezas globais em impactos positivos locais.
Entenda como tecnologias exponenciais transformam a economia e criam oportunidades para quem se adaptar ao cenário tecno-econômico mundial, que vem causando a maior transformação do sistema financeiro e econômico da história.
• Tokenização e web3: o potencial revolucionário da tecnologia blockchain
Demonstra o potencial da tecnologia blockchain e explica como os tokens digitais podem revolucionar a economia. Na tokenização os ativos se tornam mais acessíveis e líquidos, permitindo transações ponto-a-ponto, sem intermediários.
Ibrahim enfatiza como a web3 cria um ambiente confiável para a troca de valores e execução de contratos inteligentes; também a importância da privacidade, autonomia e posse do usuário sobre seus dados.
Discute ainda como a tokenização está abrindo caminho para novos modelos de negócios e novas dinâmicas econômicas, democratizando o acesso a recursos e a criação de ecossistemas digitais inovadores.
Faz isso utilizando exemplos práticos de aplicação da tokenização e da web3 em diversos setores como finanças, educação, logística, saúde, arte e entretenimento.
• IA e data analytics para líderes: inteligência artificial aplicada e descomplicada
Cada vez mais companhias estão usando a ciência de dados como um caminho para automatização e aumento da produtividade.
Mas o que exatamente a IA pode fazer pelos negócios? Como líderes podem utilizar essas ferramentas sem ter um background técnico?
Aqui buscamos preencher estes gaps levando um conhecimento completo e atualizado para poder debater e conectar a tomada de decisões de forma prática aos últimos avanços desta área que vem transformando todas as indústrias nos últimos anos.
Uma abordagem aplicada e descomplicada para que líderes possam utilizar todo o potencial dessas tecnologias nas suas carreiras e nos seus negócios.
• Finanças descentralizadas (DEFI): oportunidades para fintechs, desafios para bancos e governos
Descubra o mundo estranho e maravilhoso das finanças descentralizadas e aprenda a diferenciar hype de oportunidades.
Esta palestra examina novas formas de financiamento e transações criadas por fintechs que estão desafiando o status quo do sistema financeiro atual.
Você vai aprender a usar blockchain para criar mecanismos de confiança e automatizar transações com smart contracts, além de entender o boom dos criptoativos e o avanço da regulamentação nesse setor.
Também a tokenização de ativos, a criação de novos produtos financeiros, o open finance e os diferentes tipos de moedas digitais dos bancos centrais (govcoins), analisando suas ramificações econômicas, políticas e sociais.
• A economia do Metaverso: os impactos futuros na economia real
Todos sabemos o quanto as redes sociais mudaram as relações humanas, e portanto econômicas, mas agora os Metaversos criam possibilidades nunca vistas.
A tentativa sem sucesso do Facebook de criar uma moeda digital global chamada Libra foi um sinal de que o jogo por trás da mudança para Meta é muito maior do que simplesmente criar um novo ambiente virtual.
Ele pode representar o próximo paradigma das finanças. Nos Metaversos é possível criar réplicas ou gêmeos digitais para representar objetos físicos e pessoas, que podem realizar transações econômicas sem as restrições do mundo físico.
Você vai entender porque Metaversos podem se tornar a próxima fronteira da internet e poder criar suas próprias soluções aplicadas a problemas reais da sua organização em um workshop.
Além de usar na prática ambientes e dispositivos de realidade virtual.
• ESG e humanização da economia: novos indicadores de crescimento econômico
A tecnologia proporciona inúmeras possibilidades para capturar valor diante dos desafios organizacionais relacionados aos investimentos em ESG, que alinham valores e propósitos humanos ao direcionamento das organizações.
Indicadores relacionados às métricas humanas são analisados para determinar se um negócio está impactando positivamente a vida das pessoas envolvidas.
Sejam colaboradores, clientes, fornecedores ou comunidades ao redor. São novos índices de saúde relacionados às dinâmicas econômicas.
Nesta palestra você vai aprender a diferenciar indicadores financeiros de indicadores econômicos para encontrar valor agregado diante requisitos de investimento, os desafios e as oportunidades que as necessidades ambientais, sociais e de governança trazem.
• Pensamento exponencial: liderança e contracultura tecnológica
Por que empresas de base tecnológica crescem em 5 anos o mesmo que empresas Fortune 500 demoraram 50 anos para crescer?
Grandes líderes do Vale do Silício costumam buscar inspirações para transformar o mundo no maior festival de contracultura do mundo, o Burning Man.
Ibrahim também teve essa experiência e mostra como o pensamento exponencial está ligado a uma nova forma de pensar, ou seja, uma contracultura.
Nesta palestra você vai entender porque a tecnologia não é mais mera ferramenta. Ela molda e é moldada pelo pensamento humano.
Líderes que desejam estar preparados para o futuro devem mudar o próprio modelo de pensamento para entender e navegar os fenômenos exponenciais que a digitalização dos negócios e da economia traz.
• Inovação disruptiva e transformação digital: economia da criatividade exponencial
A transformação digital se tornou algo intrínseco à natureza de fazer negócios, entretanto, muitas empresas ainda não conseguem capturar as oportunidades criadas com a revolução tecnológica.
As áreas de inovação buscam ser ambientes seguros onde todas as ideias possam circular sem preconceitos, as falhas sejam toleradas e haja espaço para inovações disruptivas acontecerem.
Frameworks de inovação ajudam a entender porque quanto mais ideias, mais chances de combinação de tecnologias em um processo contínuo de destruição e reconstrução criativa.
Você vai entender porque inovação disruptiva mira saltos gigantes, os moonshots, e qual a contracultura adotada por visionários de empresas que estão transformando suas organizações.
Outros tipos de trabalho:
• Storyboard Economia Exponencial
• Mediador de debates e painéis
• Talks