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Adir Ribeiro
Especialista em franchising, varejo, modelos de negócios e capital humano com mais de 25 anos de mercado.
Especialista em franchising, varejo, modelos de negócios e capital humano com mais de 25 anos de mercado. Administrador de empresas, é pós-graduado em marketing com especialização em varejo e executive MBA in franchising.
Mentor da Endeavor e da ABF, o consultor de empresas franqueadoras já treinou mais de 100 mil pessoas. É membro da comissão da ABF de varejo e proximidade.
Professor de grandes escolas de negócios no Brasil, é presidente e fundador da Praxis Business, empresa especialista em franchising e varejo. Ministra palestras que orbitam em tópicos como:
- Modelos de negócios
- Transformação digital
- Varejo fisital
- Agile franchising
- Comportamento empreendedor
- Confiança e engajamento de franqueados
- Essência do franchising e papel das partes
Temas das palestras:
• Os papéis do franqueado de sucesso
Aborda os principais aspectos da gestão de uma unidade franqueada (gestão de finanças, pessoas e vendas). Também a visão empresarial do franqueado.
Suas atribuições e responsabilidades, bem como orientar, delegar tarefas e se tornar um líder inspirador. Traz alinhamento no papel das partes (franqueado e franqueador), com objetivo de melhorar o relacionamento e os resultados na rede.
• Liderança e comportamento empreendedor
Aborda os principais comportamentos empreendedores necessários para melhorar os resultados nos negócios.
Explora as características do líder, por meio de conceitos de liderança e relacionamento interpessoal, a fim de identificar oportunidades em um mercado volátil, dinâmico.
Mercado que exige pensamento estratégico e voltado às mudanças. Discute e provoca os participantes a respeito de novos modelos mentais (mindset).
• Gestão estratégica do franchising
Compartilha boas práticas para melhorar a performance da franqueadora e obter os melhores resultados. Para tanto, aborda os principais desafios das redes.
Traz soluções para consultoria de campo, expansão, suporte e relacionamento. Amplia o grau de consciência e promove o alinhamento da equipe.
• Propósito, cultura e engajamento
Esclarece o que é propósito em rede e seus impactos nos negócios. Aborda a importância de disseminar a cultura organizacional, compartilhar valores e atributos intangíveis.
Explica a relação entre engajamento e desempenho nos negócios. Cria envolvimento e motivação, visando melhora no clima organizacional e ampliação do grau de engajamento dos participantes.
• Tendências e insights do franchising/varejo
Traz um resumo dos principais eventos internacionais e pesquisas recentes do segmento, com uma visão ampla sobre a evolução dos negócios, o perfil do novo consumidor e desafios atuais. Estimula o pensamento crítico e inovador.
• Mundo fisital (física+digital)
Aborda a experiência multiplataforma do consumidor, as mais recentes mudanças em ambientes físicos e digitais, inovaçôes nos pontos de venda e as habilidades do gestor do futuro.
• Finanças
Aborda o lado racional da gestão, números, indicadores de performance e resultados.
• Vendas
Com foco no comercial, atendimento, vendas e gestão de indicadores de vendas.
• O franqueado de alta performance
O avanço do franchising e varejo no Brasil requer empreendedores capazes de gerenciar de forma efetiva o negócio. Isso não se aplica apenas a conhecimentos e habilidades de gestão.
Há a necessário do franqueado ajustar seu comportamento constantemente, lidando com emoções próprias e alheias e superando conflitos para alcançar resultados.
É fundamental ao franqueado de alta performance assumir o protagonismo pelos resultados, transmitindo uma postura obstinada para a equipe.
Deve utilizar-se de dedicação e entusiasmo para encontrar as melhores soluções, lidando assertivamente com mudança de cenário. Os tópicos são:
- Essência do franchising
- Papel de franqueador e franqueados
- Competências do franqueador de alta performance
- Human skills
- Capacidade de adaptação
- Lifelong learning