Marcelo Calero

Valendo-se de vasto repertório literário e histórico, Calero conduz, de forma leve e direta debates sobre temas como a ética das relações familiares, relacionamentos profissionais e negócios, além da dicotomia entre interesse público e privado.


Marcelo Calero é bacharel em direito e diplomata de carreira. Estudou nos colégios Marista São José e Santo Inácio, graduando-se em direito pela UERJ.

Concluiu o curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco em 2008, atualmente mestrando em ciências políticas no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Calero trabalhou como advogado em grandes empresas como Nokia e Petrobras, e atuou por mais de 11 anos no serviço público na Comissão de Valores Mobiliários, no Itamaraty (serviu no exterior por mais de 2 anos) e na prefeitura do Rio como presidente do comitê Rio 450, dedicado às comemorações do aniversário da cidade.

Como secretário municipal de cultura chegou ao cargo de ministro de estado da cultura em 2016. Na concepção aristotélica, a ética é o caminho que conduz à felicidade. Ela surge, portanto, como um código de conduta que propicia um bem.

Afinal, o que pode ser entendido como “bem”? Portanto, o que pode ser entendido como um comportamento dentro de “padrões éticos”? De fato, uma das questões mais prementes da atualidade está relacionada ao “ser ético”.

Numa rotina em que a competição aparece como algo tão comum, em que todos buscam um espaço para si, numa sociedade em que muitas vezes a superficialidade prevalece, essa batalha entre o egoísmo inato e a necessidade de se pensar o bem-estar coletivo gera, em todos, dúvidas absolutamente pertinentes.

No mundo dos negócios, essas dúvidas (e comportamentos que delas derivam) podem significar o fracasso ou o sucesso de todo um empreendimento, colocar em cheque ou fortalecer a reputação de uma empresa, potencializar ou destruir investimentos.

É urgente, portanto, que cada profissional entenda seu papel nessa engrenagem, estando consciente da necessidade de avaliar permanentemente suas atitudes.

É preciso criar uma cultura corporativa de valores e vivências, em que cada colaborador sinta-se parte da construção da solidez institucional de sua empresa.

Que compreenda os impactos negativos e positivos que sua rotina, relacionamentos e ações podem gerar. Para além da política, a ética tem sido abordada em situações que envolvem nossa vida cotidiana.

Tema da palestra:

Ética nos âmbitos social, familiar e profissional: dicotomia entre interesse público e privado

Valendo-se de seu vasto repertório literário e histórico, e também de casos cotidianos e de sua experiência pessoal, Marcelo Calero conduz, de forma leve e direta, um debate sobre temas como a ética das relações familiares, ética nos relacionamentos profissionais e nos negócios, e a dicotomia entre interesse público e privado.

O objetivo é que se possa suscitar um debate franco, que tenha por objetivo não apenas reflexões etéreas, mas, sobretudo, uma análise de nosso próprio comportamento.

O debate e a exposição trazida por Calero podem ser adaptados a diferentes públicos, de acordo com as necessidades e desafios mais imediatos que possam ser identificados.

Desde os níveis de comando de uma empresa, até a média gerência, passando por alunos de graduação e pós-graduação, as questões levantadas serão sempre pertinentes e fomentarão um debate consistente e edificante.

A trajetória profissional de Marcelo Calero e sua robusta formação permitem, de igual forma, a abordagem de outras temáticas.

Outros temas das palestras:

• Ética e integridade
• Gestão pública brasileira: avanços e obstáculos
• Trajetória política do estado brasileiro
• Inserção internacional do Brasil: histórico, oportunidades e desafios
• Escolhas profissionais e carreiras