Guilherme Romano

Em suas palestras e cursos, Guilherme alia filosofia, qualidade de vida e mindfullness, com o objetivo de promover o bem-estar de pessoas e equipes através de técnicas de meditação, desenvolvendo em cada um atenção, concentração, equilíbrio emocional e manutenção do equilíbrio cognitivo.


Guilherme é escritor, palestrante e professor em diversas instituições de ensino, universidades, empresas e associações culturais. Realiza palestras, workshops, seminários e eventos por todo o Brasil, além de promover viagens culturais e filosóficas, retiros e imersões na Índia, na floresta Amazônica e em diversos outros locais.

Praticante de Raja Yoga e outras modalidades de meditação e contemplação há mais de 12 anos, mantém contato e estudos com experientes mestres e professores na Índia e no Brasil, para melhor aplicar e desenvolver métodos e tecnologias que auxiliem as pessoas em seus processos de autoconhecimento e autorealização.

Graduado em filosofia pela USP, possui também formações de capacitação em Hatha Yoga pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga), em ética pela Associação Palas Athena do Brasil e em filosofia, cultura e pensamento da Índia Antiga e Literatura Sânscrita pela FFLCH-USP.

Membro da Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento, associação de acadêmicos especializados na Índia e em suas multivariadas áreas de conhecimento.

Em suas palestras e cursos, Guilherme alia filosofia, qualidade de vida e mindfullness, com o objetivo de promover o bem-estar de pessoas e equipes através de técnicas de meditação, desenvolvendo em cada um atenção, concentração, equilíbrio emocional e manutenção do equilíbrio cognitivo, que ajudam a manter a calma e preparar-se para situações de estresse.

Desenvolveu o conceito de ''Revolução de Si'', baseado no princípio de que não há mudança externa possível se não houver antes uma mudança interna.

E foi nas práticas milenares de meditação e nas modernas técnicas atencionais (centramento e introversão) que encontrou os mais eficazes antídotos contra as turbulências e as ferramentas mais promissoras para o desenvolvimento do profissional que buscamos nestes novos tempos.

Sua proposta é oferecer soluções práticas que permitam que cada pessoa consiga manter-se equilibrada.

Temas das palestras:

Despertar: a cura para a sociedade do cansaço

A OMS declarou que (pela primeira vez) as doenças que mais matam no mundo não são as causadas por vírus ou bactérias, mas pelo nosso comportamento. Há algo de errado na forma como conduzimos nossas vidas, trabalhos e felicidade.

A única revolução possível: caminhos para o equilíbrio emocional, transformação pessoal e autoconsciência

Somos a tecnologia inteligente mais extraordinária que a natureza já desenvolveu e, ainda assim, vivemos fragmentados e perdidos em uma sociedade que a cada dia exige mais de nós, deixando-nos à deriva e distantes de nossa verdadeira essência.

Se antes as doenças eram fruto de epidemias e fenômenos da natureza, hoje o estresse, depressão, doenças físicas e mentais e até o suicídio se tornaram parte do nosso cotidiano.

Precisamos usar de nossa imensa força e inteligência para mudar nosso comportamento e percepção, para viver uma vida que vale muito a pena, e essa mudança começa dentro de cada um de nós.

Nessa palestra vamos descobrir como usar da ética, do equilíbrio, inteligência emocional, atenção, concentração, gentileza e lucidez como ferramentas para construção de nossa felicidade e realização pessoal.

A ética da parceria: desenvolvendo valores e práticas que criam um mundo melhor

Palestra que aborda sistemas e técnicas diferentes de pensar um mundo mais harmonioso, saudável e ético. Através dos pensamentos de filósofos antigos e modernos vamos descobrir como viver, trabalhar, aprender e sentir de uma forma plena, lúcida, dinâmica e competente em todos ambientes.

Cultivando lucidez e atenção

Num mundo acelerado, exigente e enlouquecedor como o nosso, torna-se cada vez mais urgente que reaprendamos a utilizar a lucidez e a atenção plena (mindfullness) como ferramentas práticas e inteligentes para darmos conta de nossas demandas profissionais, pessoais e sociais com excelência.

Queremos acelerar e produzir cada vez mais, mas que tal darmos atenção e cuidado lúcido à tudo o que já está à nossa frente? Será que cultivar maior qualidade nas relações, produção e vivências não seria mais eficiente do que nos desgastarmos cada vez mais?

Será que há técnica ou método capazes de reduzir consideravelmente os níveis de estresse, doenças psicossomáticas e contribuir melhor para os ambientes em que atuamos?

Se quer aprender a fazer uso dessa avançada tecnologia interna e desenvolver na prática um jeito mais inteligente, saudável e feliz de viver, essa palestra é para você.

Consciência 5.0

Seria ingênuo de nossa parte acreditar que a mente humana já não tenha passado por inúmeras transformações e aprimoramentos.

Mas ao longo de nossa história com tantas falhas narcísicas, como as que Freud identificou, com tantos momentos de descobertas e transformações, talvez em consonância a esta dita “Sociedade 5.0” precisássemos pensar em uma "Consciência 5.0".

Seria capaz de assimilar emoções, entender o outro, considerar a empatia, a solidariedade, a suficiência, não mais como virtudes, mas sim como meios hábeis de chegar ao próximo estágio evolutivo de nossas existências.

É sobre como desenvolver esse estado de consciência de maneira sólida, amparada e lúcida que vamos refletir nessa palestra.

Temas dos workshops:

Não pira, respira!

Quatro encontros ao longo de 4 semanas onde as emoções, o espírito de equipe, resolução de conflitos, clareza de propósito e disposição à transformação são trabalhados através de técnicas de meditação e atenção plena.

Também serão apresentadas ferramentas de diálogo e reflexão baseadas tanto nas filosofias antigas como nas mais modernas e comprovadas técnicas de mindfullness, autodesenvolvimento e autoapaziguamento.

A vida é preciosa: reflexões sobre prevenção e compreensão do suicídio

Perfeita para o ''Setembro Amarelo''. Vivemos tempos complexos e turbulentos. Todos os anos, os índices de suicídio e doenças mentais como depressão e pânico, crescem consideravelmente.

Como podemos criar meios inteligentes de cuidarmos uns dos outros e resgatarmos o brilho no viver e a felicidade mesmo em meio as adversidades? Como podemos ajudar aqueles perto de nós que estejam passando por um momento tão delicado de dor?

Como podemos criar estratégias e práticas que nos devolvam a satisfação e a alegria que mostram que a vida é preciosa e única? A partir dessas reflexões podemos criar meios inteligentes de cuidarmos uns dos outros, nos livrando do sentimento de solidão, e resgatando o brilho no viver, e a felicidade mesmo em meio as adversidades.

São esses os temas trabalhados nessa palestra, em que o filósofo e ''Yogi'' Guilherme Romano divide suas experiências pessoais, os estudos de psicologia, filosofia e neurociência, com as práticas meditativas e de autorregulação emocional.