Telmo Amado

Revisor de 12 periódicos internacionais, tem experiência na relação universidade-indústria-empresas privadas.


Possui graduação em agronomia pela UFSM, mestrado pela UFRGS, doutorado em ciência do solo pela UFRGS e doutorado sandwich pela Auburn university (EUA).

Pós-doutorado na Kansas state university (EUA) e bolsista do CNPq desde 1988. Atualmente é professor titular da UFSM e adjunct associate professor da KSU.

Leciona bienalmente a disciplina ''Tropical soil management'' na KSU, de forma presencial e internet. Tem experiência na área de manejo e conservação do solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão.

Revisor de 12 periódicos internacionais, tem experiência na relação universidade-indústria-empresas privadas. É coordenador técnico do projeto ''Aquarius'' de agricultura de precisão (AP) desde 2004, e tem sido decisivo para implantação da AP no estado e no Brasil.

Responsável pelo convênio UFSM-KSU e coordenador brasileiro do projeto CAPES/FIPSE, que proporcionou o intercâmbio de graduandos da UFSM e da UFMT com a KSU e a Mississipi state university.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções, com destaque para: professor do semestre na KSU em 2008, destaque pesquisa projeto ''Aquarius'' na Expodireto 2010 e pesquisador destaque no agronegócio pelo grupo Record/Expodireto 2011.

Serviu como consultor da FAO/ONU, realizando missões de trabalho a sete países da África. Palestrante convidado de congressos na Argentina, Paraguai, Colômbia, Africa do Sul, Swazilândia, Índia e Estados Unidos.

Em 2012 proferiu a palestra magistral do congresso colombiano de ciência do solo. Fundador (com outros professores) do mestrado profissional em agricultura de precisão na UFSM e primeiro coordenador do curso.

Participa como professor de três cursos de pós-graduação: ciência do solo (conceito 5), engenharia agrícola (conceito 4) e mestrado profissional (conceito 4).

Membro do conselho técnico da FBPDP, do comitê PIBIC/UFSM e parecista da FAPESP, FAPESC, CAPES e EMBRAPA.

Temas das palestras:

• Manejar para produzir
• Agricultura de precisão
• Manejo conservacionista do solo