- Home
- Daniela Klaiman
Daniela Klaiman
Daniela Klaiman é um dos principais nomes do futurismo no Brasil e América Latina.
Eleita Women to Watch 2023 e colunista da Época Negócios, Daniela Klaiman é um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina.
Futurista especialista em comportamento do consumidor, consultora e palestrante, Daniela é mestranda em tecnologia e futurismo pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
Formada em future driven innovation pela Copenhagen Institute for Future Studies e pós-graduada em coolhunting & trends pela Universidade de Barcelona.
Hoje, com mais de 18 anos de experiência trabalhando com comportamento do consumidor e novas tecnologias, é a fundadora e CEO da FutureFuture, empresa líder em consultoria e estratégia que ajuda líderes e organizações da Fortune 500 a se prepararem para futuros complexos.
Foi diretora de consumer insights e tendências da Box1824 durante 5 anos, manager de consumer insights na Nike EMEA e é professora de coolhunting e futurismo da ESPM de São Paulo há mais de 12 anos.
Inovador formato tecnológico para palestras:
• Holograma ao vivo
Esse formato inovador de palestra acontece com o palestrante performando ao vivo (em estúdio) em qualquer local do mundo, e aparecendo como mágica para os espectadores em formato de holograma.
O corpo todo é projetado e o palestrante enxerga a platéia, podendo responder aos estímulos ou interagir respondendo perguntas ao vivo.
Daniela está feliz em ser a primeira palestrante brasileira a trazer esse formato inovador para suas apresentações e, com certeza vai fazer seu evento dar o que falar!
Temas das palestras:
• Future scenarios: as 10 tendências que irão transformar todos os mercados
Numa época de tantas transformações, precisamos antecipar tendências para criarmos planos alternativos de tocar nossos negócios e motivar a equipe.
Colaboradores alinhados com o futuro e já trabalhando com essa visão em mente formam uma empresa à prova de futuro.
Daniela traz uma palestra inspiradora com as 10 tendências mais disruptivas para os próximos anos que definitivamente irão afetar os negócios da sua empresa.
• Future anxiety: saúde mental em um mundo em plena transformação
Inteligência artificial, novas gerações, polarização das opiniões, guerras, aquecimento global, covid... Todos estes assuntos estão presentes diariamente em nossas conversas e acabaram criando um momento de maior transtornos emocionais da história da humanidade.
Vemos um enorme aumento nos casos de burnout, pedidos de demissões, depressão, crises de ansiedade, enfim, vivemos num cenário de ansiedade crônica em relação a incerteza do futuro.
Nesta palestra Daniela vem para explicar e desmistificar esses grandes elementos trazendo realidade e novas oportunidades que irão apaziguar esses medos.
• Longevity secrets: o que podemos aprender com as blue zones para viver mais e melhor
O mercado da longevidade é um dos mais fortes do momento e acaba afetando todos os mercados. As atenções e oportunidades se voltam a economia prateada, aos 60+.
Para entendermos quais produtos, serviços e valores devemos trazer aos nossos consumidores estudamos as blue zones, cidades ao redor do mundo com maior concentração de centenários do planeta e com a maior expectativa de vida.
Qual o segredo dessas pessoas para viver tanto tempo e com, uma saúde tão boa? Vamos descobrir juntos e entender como levar essas práticas para os clientes, colaboradores e negócios.
• AI facts: mitos e verdades e sobre a inteligência artificial
AI está em alta e diariamente escutamos e vemos conteúdos sobre essa tecnologia que cada vez mais parece misteriosa e assustadora.
Daniela vem desmistificar a AI nessa palestra, que combina a explicação dessa tecnologia, suas capacidades e desenvolvimento futuro.
Mostra quais as empresas que dominam a AI hoje, trazendo exemplos de bons usos dessa tecnologia e oportunidades para utilizar essa tech a nosso favor agora e nos próximos anos, derrubando todos os mitos sobre esse tema tão fascinante e polêmico.
• ESG: sustentabilidade e impacto positivo
Peter Diamandis (fundador da Singularity) tem uma frase famosa: “Para ganhar um bilhão de dólares encontre a solução para o problema de um bilhão de pessoas; se você vender a solução para esse problema por 1 dólar já será bilionário''.
Esse é o principio do chamado negócio de impacto, nova forma de encarar o mundo corporativo, obrigações sociais e sustentabilidade do planeta.
Todas as empresas terão de migrar para esse modelo a curto ou médio prazo, pois é mais inovador, tecnológico e sustentável.
Assim vemos surgir o capitalismo de stakeholder, focado em agradar acionistas, consumidores, sociedade, colaboradores e o planeta.
• Future ready: os shifts de mindset para sobreviver ao futuro
A grande maioria das mudanças do mundo pós-pandemia já estavam previstas. Por isso é possível planejar se preparando para o futuro: o future ready.
Trazemos as 4 grandes áreas que sofrerão imensas mudanças daqui pra frente, demandando ação imediata de empresas e marcas:
- Novo consumo: varejo e comportamentos
- Novo social: relação com marcas, relevância e comunidades
- Novo corporativo: impacto positivo e ESG
- Novas realidades: mixed reality e Metaverso
• Nômade capitalista: liberdade geográfica e gestão de empresas, clientes e equipes à distância
Klaiman resolveu explorar 2 conceitos que já vinha flertando há tempos: o nomadismo e o trabalho 100% remoto. Entregou sua casa no Brasil, devolveu os escritórios de sua empresa e startups e se jogou no mundo.
A proposta era viver na fluidez: passar 1 mês em cada país, vivendo e trabalhando normalmente, gerenciando equipes à distância, criando novos formatos de interação online e conexão com seus clientes.
Viveu uma imersão de novas culturas, além de se aprofundar nas tendências desses novos países. O trabalho remoto chegou para ficar e 97% dos funcionários dizem desejar que seu trabalho seja pelo menos parcialmente remoto.
Palestra que explora a fundo essa nova relação, trazendo os aprendizados da Daniela em relação a esse tema. Como esse modelo impacta o mercado de trabalho?
E a vida das pessoas? Quais as formas mais eficientes de trabalhar, recrutar e gerenciar equipes à distância? E quais os benefícios para as empresas, empresários, colaboradores e para a inovação comum?
• Post-capitalism: novos formatos exigem novas regras de mercado
O capitalismo como sempre existiu não vai funcionar no futuro. Ele precisa mudar, se adaptar e incluir uma imensa gama de novas tecnologias, soluções, formatos e players para continuar soberano.
Quais mudanças irão acontecer em nosso sistema econômico, legal, comercial e industrial? E como fazemos para nos mantermos relevantes, nos adaptando para encontrar novas e lucrativas formas de fazer negócios?
• Pensando e planejando como futurista
Os líderes mais bem-sucedidos do mundo são aqueles com capacidade de gerenciar o presente e inovar para o futuro. Como líderes podem aproveitar ferramentas estratégicas do futurista para estimular criatividade e inovação voltadas à cenários futuros?
Essa palestra fornece metodologias e uma estrutura adaptável para pensar como um futurista, repensar o risco e saber quando agir.
Ajuda a descobrir sua própria capacidade de prever o que está no horizonte, usando essa maneira de pensar para criar seu próprio futuro desejado.
• Startup nation: o modelo de inovação israelense
Israel é um país minúsculo, predominantemente desértico, cercado por uma situação política bem tensa. Ainda assim é o país com maior número de startups por habitante; nascedouro de grande parte das novas tecnologias.
Klaiman morou em Israel, se formou em futurismo pela Universidade Hebraica de Jerusalém e hoje leva grupos de executivos e empresas para expedições de inovação no país.
Mostra o mindset israelense, revelando os segredos para serem tão inovadores, comparando esse mindset ao brasileiro, afim de apontar oportunidades para nosso ecossistema e empresas.
• O futuro da comida
O significado de se alimentar se transformou radicalmente nos últimos anos por conta de novas tecnologias e comportamento das novas gerações.
Isso afeta diretamente essa indústria gigantesca. Qual o futuro da comida? E das embalagens? Quais tecnologias irão entrar no processo de produção de comida?
O que acontece com os varejos e lojas que vendem comida? E restaurantes? Palestra que traz o panorama das mudanças nesse mercado de comidas e bebidas, além de tendências inovadoras.
• O futuro da inteligência artificial: como funciona e para que serve a tecnologia que vai mudar tudo
Uma das tecnologias mais poderosas que existe está alcançando novos marcos incríveis. A inteligência artificial está remodelando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, saúde, educação e até mesmo nossas relações.
O que está no horizonte para a IA? O que podemos esperar e nos preocupar agora? O que sua empresa precisa conhecer sobre IA?
Essa palestra explica como a tecnologia funciona, quais possibilidades e oportunidades ela oferece e os perigos que ela pode causar.
• O futuro da mídia
Deixa eu te perguntar uma coisa: quanto vale a sua atenção? O mundo mudou, as pessoas mudaram e está na hora de a mídia mudar também.
Estamos vivendo o despertar de novos valores e de um universo aspiracional muito diferente daquele que conhecemos e ao qual estamos acostumados.
Nos últimos anos, o uso de adblockers cresceu 30%, a quantidade de jovens que estão abandonando redes sociais e televisão só cresce.
A mídia nos moldes de hoje não engaja mais. Como conectar-se com o consumidor de forma assertiva e relevante, sem a velha fórmula de causar interrupção?
• O futuro do agro
O Brasil é um dos maiores e mais importantes players do agro no mundo. É importante saber que o segmento sofrerá grandes transformações, impulsionadas por novos hábitos dos consumidores.
Também por novas formas de produção de alimento, gerações mais conscientes, aquecimento global, insustentabilidade dos níveis de poluição, novas diretrizes impostas pelo ESG e políticas de sustentabilidade.
Pra caminha esse mercado afinal? Quais tecnologias irão moldar esse desenvolvimento nos próximos anos? O que preciso saber para inovar nesse mercado tão tradicionalista?
• O futuro das leis
A base lógica legal e política que utilizamos é a mesma há 400 anos. Mas com o rápido desenvolvimento e consolidação das novas tecnologias, começam a desafiar esse status quo.
Vamos imaginar que um site ofereça gratuitamente para todos a possibilidade fazer o download do molde de uma arma para impressão em 3D.
Isso é legal? É permitido? Esse site pode continuar no ar? Assim, situações sem precedentes estão surgindo, fazendo com que todo sistema judiciário e tributário tenham que ser revistos.
• Transhumanismo: o futuro do ser humano
A revista Wired publicou uma matéria afirmando: se você mora em New York, você cruza diariamente com 5 ciborgues da porta da sua casa até a estação de metrô.
Os futuristas afirmam que a geração até 20 anos hoje é a última a ser 100% humana. Sim, estamos vivendo numa realidade onde olhar apenas para o comportamento é pouco para explorar o futuro do ser humano.
Trazemos nesta palestra todo esse panorama de transpecies e transhumanismo de uma maneira simples e surpreendente.
• A era do feminino
Vivemos num momento onde os valores femininos estão (pela primeira vez) se sobrepondo os masculinos. Uma inversão poderosa!
Vem para curar dores deixadas pelo excesso de pragmatismo e racionalidade usadas pelo gênero masculino, trazendo o ser humano até o nível de desenvolvimento que enxergamos hoje.
Quais as consequências dessa nova era para os negócios, política, economia e comportamentos? O que muda para todos? Como homens precisam se transformar para lidar com esse momento?
• Negócios no espaço
Parece coisa de ficção científica, mas o homem realmente está explorando e conquistando o espaço. Negócios no espaço já movimentam 330 bilhões de dólares; esse número vai continuar a crescer.
Hoje já existem empresas explorando esse nicho. São da área farmacêutica, turismo e mineração, entre outras. Mas claro que não podemos deixar de falar do transporte espacial, popularizado por Elon Musk e sua Space X.
• O futuro da arte
O poder cognitivo, o pensar, criar, não são mais territórios sagrados, lapidados pelos seres humanos. As máquinas hoje também se tornaram capazes de pensar, produzir, distribuir, idealizar e expor obras de arte.
Como interpretar, precificar ou aceitar essas construções na nossa sociedade? E o trabalho criativo, também está correndo o risco de ser automatizado? Se até a arte passa a ser território das máquinas, o que sobra para nós?
• Coolhunting: como caçar tendências
Como nascem tendências? Podemos saber o que o consumidor quer para antecipar esse desejo? E prever o que está por vir dentro de 2 a 5 anos?
Como moldar o planejamento de empresas, marcas, produtos e comunicação para atender a isso? Palestra que ensina a identificar o que é cool.
Também como funciona a pesquisa qualitativa, como tendências se iniciam e se espalham, como ler o comportamento do consumidor e as mudanças nos mercados.
• O futuro do trabalho
O futuro do trabalho está sendo muito falado na mídia; com muito mais dúvidas do que respostas. Qual é o cenário real? O que irá realmente se transformar? As máquinas irão roubar nossos trabalhos? Quais as skills necessárias para os colaboradores do futuro?
Abordamos todos os ângulos do futuro do trabalho, além de levantar cenários possíveis e caminhos para entendermos essa transformação, ensinando como acompanhar tudo isso de uma posição de vantagem.
• O futuro da educação
Você sabia que o modelo atual de educação global (escolas e universidades) foi criado na revolução industrial com objetivo de formar mão de obra qualificada para as fábricas?
É por essa razão que o nosso modelo atual de educar está totalmente falido. Trazemos a problemática, mostrando alguns cases, caminhos possíveis de futuro e novas metodologias.
Tudo isso para enxergarmos como construir um modelo que prepare as pessoas para a vida e não só para o trabalho.
• O futuro da saúde
Dizem os futuristas que as pessoas que nasceram a partir de 1990 irão viver até 150 anos. Estamos experimentando uma longevidade cada vez maior, resultante dos avanços tecnológicos da medicina.
Trazemos um panorama do futuro da saúde e novas possibilidades de como será essa vida até uma nova velhice, além de quais tecnologias estão moldando esse novo paradigma.
• O futuro do varejo
Uma das áreas que mais se transforma por conta da digitalização do mundo e consumidor. É preciso pensar em estratégias inovadoras para se manter na frente, engajando pessoas com experiências além de produtos e serviços.
Mas qual o horizonte nessa área? Quais mudanças precisam ser feitas? Em um mundo de e-commerce em crescimento, qual o futuro dos pontos de venda?
• O futuro do luxo
O conceito de luxo mudou. Precisamos entender quais os novos valores atrelados a esse mercado para saber atender à esse consumidor.
Marcas e símbolos que representavam tudo que havia de mais aspiracional caem, abrindo espaço para novos players ou completas reinvenções.
• Cidades do futuro
A tecnologia irá transformar drasticamente as cidades. Transportes, sensores, moradia, reuso da água, sustentabilidade e qualidade de vida são assuntos contemplados.
Fazemos um desenho de como serão as cidades do futuro, explorando como ter uma vida mais harmônica e melhor nas cidades.
• A era do monopólio social
A norma até hoje foi a das manipulações: manipulação de mídias, pontos de venda, distribuição, preço, comunicação e inúmeras outras.
Sempre foi assim que os gigantes do mercado desenharam seus caminhos até o topo. Mas esse antigo jeito de dominar o mercado está com os dias contados.
As pessoas já entenderam como esse jogo funciona; estão vendo qual o poder que possuem, descobriram sua voz e não estão deixando passar nada.
Estão de olho, abandonando marcas e empresas que não mudam. Temos uma grande rede social dominante, um navegador/preditor de trânsito dominante e uma plataforma de compartilhamento de fotos dominante.
Até uma que permite que você viva em qualquer lugar do mundo. Agora o poder está nas mãos das pessoas, elas que escolherão os novos monopólios.
• Metaverso: novas realidades
Em breve deixaremos de diferenciar o real do virtual ao nosso redor. Tecnologias como realidade aumentada (aquela do PokemónGo) e realidade virtual (do óculos e holografia) tornam possível projetar qualquer coisa em qualquer lugar em 3D.
Fazem com que elementos digitais invadam nosso cotidiano e criem novas camadas de interação e novas de realidade. Como elas funcionam? Para que serve cada uma delas?
Como será esse mundo com muitas realidades? Como funciona esse universo? Já estou atrasado? Como minha empresa pode estar dentro da maior tendência dessa década?
Todas essas perguntas serão respondidas através de uma linguagem simples e acessível.
• Futurismo
Faz uma introdução ao futurismo, explorando seus principais conceitos e pilares como Lei de Moore, abundância, novas tecnologias, organizações exponenciais, super future, canvas de business exponencial, singularidade e startups.
Outros temas das palestras:
• Post gender
• O futuro da relevância das marcas
• O futuro da influência
• MTP: massive transformative purpose
• As gerações de consumidores
• A nova forma de definir: target
• Organizações exponenciais
• Temas customizados de acordo com o contratante
Outros tipos de trabalho:
• Innovation consultancy
Consultoria e projetos customizados para atender empresas que precisem incorporar inovação em seu DNA.
• Consumer insights
Metodologias próprias para estudo do comportamento de targets específicos, com objetivo de prever seus drivers de consumo para os próximos anos.
• Future planning
Uso de metodologias de forecasting para auxiliar empresas a realizarem planejamentos de curto e longo prazo, baseando-se em cenários futuros.
• Innovation expeditions
Viagens customizadas para grupos ou empresas para países líderes em inovação, para conhecer e entrar em contato com o ecossistema local.
• Trends research
Estudos customizados de tendências que apontam o direcionamento do mundo e dos negócios através de uma análise que combina comportamento humano e novas tecnologias.
• Mestre de cerimônias e mediadora de debates
Toda a experiência da maior especialista em tendências, inovação e futuro dos negócios no Brasil.