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Eduardo Zugaib
Suas palestras passam por responsável processo de compreensão dos objetivos, cultura organizacional, perfil do público-alvo e necessidades de desenvolvimento do contratante.
Educador corporativo, escritor e palestrante especialista em comunicação e atitude para liderança. Um contador de histórias, que inspira pessoas e empresas na transformação da própria história.
Sua missão nasceu da sinergia entre as vivências profissionais na comunicação e marketing, como professor, escritor e educador corporativo.
Uma jornada que o transformou em um profissional do conhecimento e desenvolvimento humano com um objetivo muito claro: orientar profissionais e organizações à uma vida com mais excelência, construindo resultados através de atitudes.
Esse é o trabalho que vem realizando nas mais diversas organizações: desenvolver lideranças inspiradoras, com comunicação efetiva e maior protagonismo na relação com seus pares e equipes.
Suas palestras passam por responsável processo de compreensão dos objetivos, cultura organizacional, perfil do público-alvo e necessidades de desenvolvimento do contratante.
Temas, tópicos e momentos organizacionais das palestras:
• Gestão da mudança: pequenas atitudes, grandes negócios
Uma narrativa dinâmica, pontuada por reflexão, humor e sensibilização, partindo da consciência que a mudança não é um evento, é um processo.
Apresenta atitudes que fortalecem o protagonismo diante das transformações necessárias, seja frente à mudança que a gente abraça ou à mudança que abraça a gente. Os tópicos são:
- Protagonismo
Conhecendo e apropriando-se da relação essencial do protagonismo: a sinergia entre coração e razão, que fortalece a resiliência frente às mudanças.
- Autoconhecimento
O reconhecimento da própria história, a consciência do propósito e a visualização do legado consciente trazendo mais sentido e significado para o trabalho e a vida.
- Equipes sInérgicas
Os tipos de relações em equipe e como contribuir para que sejam menos subtrativas (em atendimento ao próprio ego) e mais exponenciais, frente às complexidades do mundo.
- Efetividade
A diferença entre fazer parte e fazer acontecer. Uma divertida analogia sobre a responsabilidade na construção de soluções mais conectadas com o contexto e com melhores resultados.
Momento organizacional:
- Processos de mudanças
- Gestão de crises
- Maior protagonismo
- Melhoria contínua
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Sustentabilidade
- Melhor performance em vendas
• Liderança humanizada: do líder tóxico ao chefe que inspira
Um profundo convite e uma bem humorada provocação à liderança quanto à sua responsabilidade na construção do ambiente interno e seu papel como modelo de respeito e de segurança psicológica junto aos seus pares e equipe.
Em forte narrativa pessoal, intercalada com insights para a liderança empática, o palestrante explora a própria vulnerabilidade como ex-líder de equipes, criando forte identidade com o público. Os tópicos são:
- Armadilhas do ego
Quando o ego joga contra: o modelo de perpetuação da cultura tóxica. Autoconsciência, desconstrução e reinvenção da liderança em uma nova e mais produtiva perspectiva.
- Segurança psicológica
Liderança tóxica ou inspiradora: como identificar o papel que desempenhamos nas nossas organizações. Estamos matando ou fortalecendo o propósito das pessoas e da empresa?
- Ambiente de confiança
Elevando a empatia da condição de sentimento à de uma poderosa ferramenta, para melhor conhecimento do time e maior influência positiva no trabalho e nas relações.
- Comunicação empática
Compreendendo os caminhos da comunicação efetiva e não-violenta, para melhores relações no trabalho, clima interno saudável e melhores resultados para o negócio.
Momento organizacional:
- Amadurecimento da liderança
- Desenvolvimento de habilidades emocionais em equipe
- Gestão mais empática vs ambientes tóxicos
- Construção de ambiente de confiança
- Fortalecimento da empatia e da assertividade na gestão de pessoas
• Propósito e pertencimento: porque, para quem e por quem fazemos
Palestra que provoca uma profunda reflexão sobre como a definição clara de um propósito ajuda na construção de mais sentido no trabalho, realização na vida e resultados nos projetos e ações, tanto para o profissional quanto a organização.
Uma abordagem autoral didática e objetiva, que ajuda a tirar o tema da subjetividade e conectá-lo à vida de cada um. Os tópicos são:
- História e valores
A consciência e a compreensão da própria história e dos valores que norteiam as decisões, pontos de força para o autoconhecimento e maior resiliência no aqui e agora.
- Construção de legado
O futuro imediato e sua compreensão como o ponto onde empreenderemos nossas próximas e mensuráveis atitudes. A construção consciente do bom impacto pessoal e profissional.
- Significado do trabalho
Protagonismo no aqui e agora, unindo história e legado. A necessidade de transformar zona de tarefação em zona de realização, para uma vida com mais propósito e sentido.
- Ser e fazer diferença
A compreensão das ‘dores’ que aliviamos e da sustentabilidade criada na vida de liderados, pares, clientes e sociedade. A valoração do próprio trabalho, por menos complexo que seja.
Momento organizacional:
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Apresentação da missão, visão e valores
- Planejamento estratégico
- Protagonismo
- Despertar para a sustentabilidade ESG
• Responsabilidade e excelência: atitude para viver, trabalhar e decidir melhor
A excelência é resultado da regularidade, da responsabilidade e das decisões que tomamos, norteadas por valores claros e consistentes. Nesta palestra, o público é apresentado a um roteiro prático de atitudes organizados em forma de filosofia de vida.
Uma provocação que possibilita ao participante maior compreensão sobre felicidade, excelência e autoconsciência na liderança de si mesmo, do trabalho e de equipes. Os tópicos são:
- Explicando a felicidade
Como o autoconhecimento e a compreensão lúcida da alegria e da tristeza nos conduzem para uma vida mais feliz, plena e com resultados concretos.
- Tomada de decisão
Como os valores ajudam na tomada consciente de decisões, influenciando positivamente o capital moral entre liderados, pares e clientes.
- Zona de conforto
O que a zona de conforto tem a ver com performance e porque é importante fazer as pazes com e entre ambas. A importância de evitar cair na zona de inércia.
- Lifelong learning
A compreensão dos ciclos pessoais e profissionais e do compromisso de aprendizado em cada um deles. Viver para transformar conhecimento em sabedoria e atitude.
Momento organizacional:
- Amadurecimento da liderança
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Construção consciente da performance
- Autoconhecimento
- Discussões sobre accountability
- Autorresponsabilidade
• Comunicação para liderança: informar, inspirar e engajar
Divertida e pragmática, com momentos de interatividade e tempero stand-up. Apresenta conhecimento prático e instantâneo para aperfeiçoar a comunicação a partir da compreensão das suas principais trilhas: o quê, o como e o quanto.
Provocação que inspira à melhoria da influência pessoal entre pares e equipes e para melhores resultados. Conteúdo adaptável a times de vendas e atendimento. Os tópicos são:
- Subjetividade e zona cinza
Quando sobra espaço para a imaginação: os estragos de uma comunicação falha ou distorcida. Os achismos e dilemas (inclusive éticos) que corrompem as relações e fragilizam os negócios.
- Precisão e objetividade
A comunicação que informa: o maior cuidado com a informação ainda é pouco. A clareza que precisa disciplinar protocolos, orientar processos e estabelecer metas e métricas.
- Empatia e assertividade
A comunicação que inspira: não basta conteúdo, é preciso a forma certa. A construção de ambientes assertivos, que estimulem o pertencimento de profissionais e equipes.
- Frequência e desenvolvimento
A comunicação que engaja: a parceria entre líder e liderados construída no dia a dia. A cultura de feedback. Construção da segurança psicológica e engajamento, mesmo em momentos críticos e durante conversas difíceis.
Momento organizacional:
- Melhoria do clima interno
- Incentivo à cultura de feedback
- Aperfeiçoamento da confiança e segurança no time
- Incentivo à comunicação não violenta
- Comunicação para vendas
• Client experience: o preço passa, a experiência fica
O mundo mudou; o cliente também mudou. Compreender as relações de consumo tornou-se fator crucial para o sucesso de equipes de vendas e atendimento.
Neste encontro, o participante é inspirado a repensar e aprimorar a forma como conduz a relação com o cliente, compreendendo que o sucesso dele é o sucesso do negócio. Os tópicos são:
- De produto à experiências
Como chegamos até aqui: um bolo de aniversário ajudando a simplificar a compreensão das mudanças nas relações de consumo, valor e preço ao longo das últimas décadas.
- Razão e emoção
Afinal, quem é e onde está o cliente? Será que ele realmente tem sempre a razão? A compreensão dos perfis comportamentais essenciais fortalecendo o atendimento.
- Cliente no centro
A escuta empática, a leitura atenta e as perguntas certas. O atendimento consultivo na busca da melhor solução para dores, expectativas, desejos e necessidades do cliente.
- O fim da fidelidade
A construção da curva da boa experiência. O encantamento que se constrói através do atendimento empático e da solução concreta, motivando o cliente a ficar, ficar e ficar.
Momento organizacional:
- Convenção de vendas
- Reunião de vendas
- Aperfeiçoamento da experiência do cliente
- Inspiração para a melhoria do Net Promoter Score (NPS)
- Inspiração para superação de metas
• Liderança inovadora: capital criativo e cultura da inovação
Uma provocação contundente e divertida sobre inovação: será que ela está restrita apenas a ‘tema de evento’ ou realmente faz parte da cultura organizacional?
Como a liderança promove ambidestria organizacional, tirando inovação do banner e transformando-a em realidade perene da equipe, inclusive fortalecendo as pautas ESG. Os tópicos são:
- Onde e como inovar?
Inovações substanciais, radicais e disruptivas. Inovando na configuração da empresa, na oferta e na experiência do cliente. A inovação ajudando na consolidação de práticas ESG.
- Ambidestria organizacional
A evolução do mindset “inovar ou performar” para “inovar e performar”, estabelecendo tempo, espaço e incentivo às novas ideias que impactam todo o negócio.
- Abundância e escassez
Da caatinga à Dubai: como o pensamento inovador pode ajudar a transformar o presente em cenários de escassez, bem como a construir o futuro em cenários de abundância.
- Atitudes do líder inovador
Práticas cotidianas pessoais e em equipe para fortalecer o pensamento criativo: dizer não à ‘obsofrência’, fortalecer a diversidade, pensar fora do tempo e agir dentro da caixa.
Momento organizacional:
- Reunião de planejamento estratégico e desenvolvimento de linhas de ação
- Convenções de liderança
- Inspiração para a ambidestria organizacional
- Estímulo à criatividade da equipe
• Cultura e valores: precisamos falar de ética
Uma provocação que tira a ética da subjetividade que normalmente envolve este tema, trazendo-a para o campo prático das relações entre lideranças, equipes e clientes.
A diversidade e o respeito entre visões diferentes como pilares de uma cultura forte. A construção de relações mais sustentáveis e resultados robustos passa cada vez mais pela consciência sobre ética e todas as reflexões e atitudes que ela inspira. Os tópicos são:
- Ética, moral e valores
Como impactam as relações pessoais, sociais e profissionais. A gestão de conflitos e a acomodação dos interesses dentro do terreno da convivência.
- Ética na prática
Precisamos da ética ou a ética precisa de nós? Como este valor torna as relações mais civilizadas, num mundo polarizado, marcado pelas pós-verdades, pelo imediatismo e superficialidade.
- Diversidade
A multiplicidade de opiniões e olhares, como elemento de força da organização. A construção de soluções mais efetivas para questões complexas da atualidade.
- As disposições humanas
Do amor à barbárie: como as relações que empreendemos no trabalho impactam desde os resultados da empresa à sociedade como um todo.
Momento organizacional:
- Gestão de crises
- Conscientização para o accountability e a transparência
- Protagonismo
- Melhoria contínua
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Sustentabilidade do negócio
• Saúde mental e qualidade de vida: o manifesto do desapego
Uma palestra bem humorada e provocativa, que inspira o participante a um maior protagonismo na manutenção da saúde mental e na qualidade do próprio tempo.
Fundamentada na filosofia estoica, este conteúdo ajuda na identificação das atitudes que aceleram a queda no vigor mental e o desequilíbrio emocional, prejudicando não apenas o indivíduo como também as suas relações pessoais e profissionais. Os tópicos são:
- A matemática do cansaço
Como os imperativos atuais de sucesso fomentam a Síndrome do Impostor, criando percepções distorcidas de si mesmo. A queda na saúde emocional e no vigor mental diante de problemas reais.
- Controle ou influência?
Os recursos que podemos influenciar na busca de dias mais leves, mesmo vivendo tempos pesados e complexos. Trocar a ilusão do controle pela melhor compreensão da influência.
- Vulnerabilidade
Porque sentir medo e pedir ajuda não são sinais de fraqueza. Como a aceitação da vulnerabilidade possibilita-nos dar o primeiro passo na nossa jornada de superação pessoal.
- Desapego na prática
Identificando os campos de desapego. Práticas que ajudam na melhoria da autoestima e na construção de um tempo pessoal com mais qualidade, mais foco e melhores resultados.
Momento organizacional:
- Semana da qualidade
- Incentivo a novos comportamentos para saúde e qualidade de vida
- Fortalecimento da saúde mental em tempos de crise e mudanças
- Maior maturidade nas relações
Outros tipos de trabalho:
• Mestre de cerimônias
• Moderador de debates