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Eduardo Oinegue
Eduardo Oinegue é jornalista e palestrante, âncora do Jornal da Band e do programa de rádio BandNews FM meio do dia na BandNews FM, além de comentarista da BandNews TV. Como palestrante traça o histórico político e econômico do Brasil, analisa o cenário atual e faz reflexões sobre a relação da sociedade com o estado.
Eduardo Oinegue é jornalista e palestrante, âncora do Jornal da Band e do programa de rádio BandNews FM meio do dia na BandNews FM, além de comentarista da BandNews TV. Como palestrante traça o histórico político e econômico do Brasil, analisa o cenário atual e faz reflexões sobre a relação da sociedade com o estado.
Cursou jornalismo na Pontifícia universidade católica de São Paulo. Começou a trabalhar como jornalista em 1982 aos 17 anos, quando estava no primeiro ano da faculdade; primeiro em jornais de bairro, depois como freelancer. Formou-se em 1985. Em 1986 após concluir o 3º curso Abril de jornalismo, foi trabalhar na editora Abril, onde permaneceu por quase 20 anos.
Começou sua carreira profissional como repórter na revista Veja São Paulo. Em seguida foi convidado a se transferir para a revista Veja, onde foi repórter, editor, editor executivo e redator-chefe. Integrou a editoria de política da revista, chefiou a sucursal da Veja no Recife por 1 ano e cinco meses. Por seis anos (1989-1995) dirigiu a sucursal da revista em Brasília, cargo que assumiu aos 24 anos.
De lá comandou a cobertura que culminou com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Convidado pela direção de Veja a retornar a São Paulo, tornou-se editor executivo, foi promovido a redator-chefe pelo diretor Tales Alvarenga, supervisionou coberturas em temas variados e escreveu inúmeras capas sobre educação, saúde, justiça, polícia, política, economia e negócios.
Convidado por Roberto Civita foi também diretor de redação da Exame, principal revista de negócios do Brasil. Nos variados postos que ocupou teve contato com os principais tomadores de decisão do país entre políticos, empresários, acadêmicos e estudiosos.
Comandou coberturas sobre as maiores guerras comerciais brasileiras, envolvendo grandes marcas e grandes empresas. Deixou a editora Abril em 2005, quando montou a Análise editorial em sociedade com os jornalistas Silvana Quaglio e Alexandre Secco. É presidente do conselho editorial da Análise editorial, única editora brasileira especializada na produção de anuários.
Edita o Análise advocacia 500, que lista os advogados e escritórios mais admirados do país segundo os responsáveis das áreas jurídicas das mil maiores empresas em atuação no país. Edita ainda os anuários da Análise executivos jurídicos e financeiros, que traça o perfil de mais de 2.000 executivos responsáveis pelas áreas jurídicas e financeiras das grandes empresas brasileiras.
O anuário premia os executivos jurídicos e financeiros mais admirados pelos próprios pares, em concorrido evento. A Análise editorial edita ainda o Diretório nacional da advocacia, o maior levantamento de escritórios de advocacia do país.
Eduardo Oinegue atuou como consultor de comunicação para grandes grupos empresariais, aconselhando seus dirigentes sobre os melhores caminhos para prevenir os principais riscos à reputação do negócio ou mitigar os danos em caso de crise. A atividade profissional de consultoria foi interrompida ao se tornar âncora da BandNews FM.
Num artigo publicado na revista ''Observatório da imprensa'' afirma que a comunicação deveria integrar o processo decisório, não apenas ser a consequência de uma estratégia de governos ou empresas. "Boa parte dos problemas que impactam a imagem de uma organização seria solucionada se um profissional de comunicação (cujos conhecimentos técnicos os líderes respeitem) fosse integrado ao grupo decisório para participar da formulação da estratégia", escreveu.
Segundo Oinegue os líderes brasileiros, tanto do setor público quanto do privado, não demonstram muito apreço pela "comunicação". "Há sinais claros de que ela só ganha importância quando surge a chamada crise de imagem. Para desalento dos gestores públicos e privados, a origem dos problemas que comprometem a imagem institucional raramente se deve a falhas na comunicação. Vai desembocar ali em algum momento, claro.
Responsabilizar a comunicação, o mordomo dessa história, é um caso clássico de investigação malfeita, é culpar a bala pelo homicídio em vez de procurar quem puxou o gatilho", completou. Entre 2009 e 2011 foi publisher do Portal IG, quando contratou 180 profissionais e estruturou a remontagem do seu departamento de jornalismo.
Em 2016 tornou-se colunista das rádio Bandeirantes e da BandNews FM. Convidado pelo presidente Michel Temer para ser porta-voz do governo, recusou o convite. Sugeriu a contratação de um diplomata para a função e entregou ao presidente um plano de comunicação.
De novembro de 2016 até agosto de 2019 foi comentarista de política e economia no programa ''Jornal gente'' da rádio Bandeirantes. Sua coluna ''Identidade Brasil'' ia ao ar segundas, quartas e sextas às 9h. O ''Jornal gente'' é apresentado por José Paulo de Andrade, Rafael Colombo, Claudio Humberto, Thais Heredia e Pedro Campos. Em 2019 foi anunciado como novo apresentador do ''Jornal da Band'' após a morte de Ricardo Boechat.
Eis o que algumas personalidades influentes pensam sobre Eduardo Oinegue:
''Grande debatedor, perspicaz, bem informado e muito divertido. A forma clara e direta com que Oinegue aborda os temas mais complicados estimula a reflexão''. (Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google inc.).
''Oinegue fez pra nós uma palestra reveladora, mostrando como a comunicação pode ser uma ferramenta estratégica do jurídico. E fez isso com sensibilidade e brilhantismo''. (Alexandre D’ambrosio, vice-presidente executivo de jurídico e tributário da Vale).
''Conheço Eduardo Oinegue tempo suficiente para afirmar que é um jornalista sério, estudioso dos assuntos que comenta, bem informado e talentoso. É uma garantia de jornalismo de qualidade e boas análises nestes tempos de hiperinformação''. (Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das indústrias de São Paulo).
''Um dos brilhantes jornalistas do Brasil. A carreira extensa e variada de Oinegue o transformou em impecável analista. Impressiona a invejável fluência e a facilidade com que traduz para diferentes públicos questões complexas, que conhece como poucos''. (Mailson da Nobrega, economista, sócio da Tendências consultoria e ex-ministro da fazenda).
''Oinegue alia inteligência, sagacidade, eloquência e bom humor, além de uma bagagem profissional incomum. Motivos de sobra para sentar na platéia e ouvir o que ele tem para dizer''. (Paulo Kakinoff, presidente da Gol linhas aéreas).
Temas das palestras:
Com ampla experiência profissional e conhecimento sobre o funcionamento de grandes empresas e entidades, Oinegue traz em suas palestras a análise do cenário político e econômico atual em reflexões sobre a relação da sociedade com o estado.
• Economia cenário nacional e internacional
• Cenário político
• Negócios
Tipos de trabalho:
• Moderador de debates
• Mestre de cerimônias