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Edson de Paula
Edson De Paula faz uma reunião com cada cliente para entender o evento e atingir os objetivos propostos.
Edson de Paula é um influente palestrante especialista em comunicação e comportamento organizacional. Possui um estilo inspirador e empático pelo qual consegue transferir conteúdos complexos de forma didática e natural.
Possui vasta experiência corporativa e acadêmica nas áreas de comunicação e comportamento organizacional, psicologia organizacional e do trabalho, treinamento e desenvolvimento humano e organizacional.
Doutorando e mestre em psicologia pela PUC, especialista em psicologia da saúde ocupacional pela USP, pós-graduado em psicologia organizacional com formação em psicanálise clínica pela UNPC e comunicação social pela UNISAL.
Obras:
- Coaching: a hora da virada (Literare books, 2018)
- Como vencer no jogo da vida (Literare books, 2017)
- O mapa da vida (Literare books, 2016)
- A mulher é um show (Ser mais, 2014)
- Torcendo por você (Ser mais, 2012)
- Master coaches (Ser mais, 2012)
- Manual completo de coaching (Ser mais, 2011)
Temas das palestras:
• Desafios da liderança feminina
Para falar para as mulheres é preciso mais do que inspiração. É necessário ir além dos mapas, das cenas ensaiadas, é encantar-se com o desconhecido e lançar-se em uma viagem sem destino.
Com esse contexto Edson inspira as mulheres apresentando dados e fatos sobre a evolução da mulher no mercado de trabalho e a importância das competências femininas e soft skill no mundo corporativo.
• Torcendo por você
O público é conduzido a um estádio de futebol onde vivenciará um jogo especial: o jogo da vida. Utilizando uma analogia com o futebol são transmitidos conceitos de liderança, integração e ajuda no estabelecimento de metas e objetivos pessoais e profissionais.
Que tipo de jogador você é? Para qual time você torce? Você veste a camisa do seu time?
• Liderança inspiradora
Um líder inspirador ama o que faz e para quem faz. Portanto não dá para pensar em liderança inspiradora sem as 4 atitudes que transformam a organização: a arte e dar bons exemplos, conhecimento pleno de cada liderado, saber resolver conflitos internos com transparência e comunicar e engajar a equipe com o propósito da empresa.
Nesta palestra inspiradora sobre liderança e trabalho em equipe Edson apresenta conceitos importantes sobre gestão de pessoas e cultura corporativa.
• A mulher é um show
Numa linda jornada de auto-conhecimento, o público feminino vivencia as 4 fases da vida: infância, adolescência, maturidade e melhor idade. Na palestra são abordados temas como processos de aprendizado no universo feminino, o poder do amor, a força do trabalho e fé, entre outros.
Palestra ideal para homenagear as mulheres no dia das mães, dia internacional da mulher e dia da secretária, entre outros.
• Motivação na palma da mão
Para conquistar resultados mais sustentáveis é preciso percorrer o caminho dos 5 'Rs' da motivação que são: respeito, relacionamento, responsabilidade, realização e resultados; conceito criado por Edson e que é dissertado nesta palestra com muita naturalidade e didatismo, com exemplos divertidos do cotidiano.
Ao final da palestra sua equipe estará com este conceito sobre motivação para busca de resultados altamente sustentáveis, literalmente, na ''palma da mão''.
• Muitos se comunicam mas poucos se conectam
Comunique-se com clareza e assertividade na era da conectividade. A comunicação empática e assertiva melhora os relacionamentos e a performance profissional. Esta palestra motivacional e inspiradora vai ajudar sua equipe a se comunicar de forma mais clara e eficaz, diminuindo os ruídos e conflitos, tão presentes em qualquer situação, e ampliando a conexão entre pessoas e equipes.
Desenvolver as habilidades de relacionamentos interpessoais é fundamental para promover mudanças e gerar resultados sustentáveis em qualquer organização.
Os participantes vão aprender a construir a sintonia necessária, por meio da comunicação empática, clara e assertiva para conquistar resultados e adquirir a confiança necessária para superar os desafios diários.
• Psicologia positiva aplicada ao trabalho
Melhore a positividade, a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar utilizando os princípios da psicologia positiva. Nesta palestra motivacional e inspiradora Edson apresenta a importância de nos esforçarmos para melhorar os hábitos negativos, com muita paciência e força de vontade.
Aprender a ser feliz exige uma ação voluntária uma vez que a felicidade não é permanente, mas momentânea. É preciso ter um interesse genuíno no ato de descobrir o que nos torna mais felizes, pois os estímulos são diferentes para cada tipo de pessoa.
O caminho da felicidade autêntica começa na identificação dos melhores talentos que tornam a vida das pessoas mais felizes e que irão criar e sustentar os novos hábitos para o sucesso pessoal e profissional. Pessoas mais felizes trabalham melhor e são mais gratas por tudo o que tem e fazem.
• Protagonismo: acredite no seu propósito
Palestra sobre engajamento de equipes, protagonismo e propósito de vida, mudança de mindset e psicologia positiva. Pare de achar que conquistar sonhos é algo distante, difícil ou até mesmo impossível de ser alcançado!
Nesta palestra inspiradora Edson apresenta conceitos e dicas úteis baseadas em psicologia positiva, engajamento, propósito e mudança de mindset com um novo modelo mental alinhado para o sucesso e alcance de objetivos.
• Como vender ideias
Palestra sobre a arte de influenciar e conectar pessoas para vender mais e melhor! Nos ambientes corporativos é muito comum encontrarmos pessoas criativas que têm muitas ideias mas nem sempre conseguem apresentá-las de modo convincente e que gerem resultados.
Para vender novas ideias, soluções, produtos ou serviços é necessário possuir uma comunicação eficaz que conecta pessoas com propósitos. Refletindo sobre esses pontos o palestrante aborda cases, técnicas e dicas importantes sobre comunicação focada em resultados.
• Conectando pessoas com organizações
Palestra sobre como aumentar o engajamento das pessoas com a cultura organizacional. A cultura organizacional de uma empresa é formada pelos valores e comportamentos que contribuem para a formação do ambiente social e psicológico de uma organização, contemplando seu modo de pensar, agir e se comportar bem como as futuras expectativas expressadas pela sua visão de negócio.
Nesta palestra inspiradora Edson apresenta conceitos importantes sobre como engajar equipes com o propósito organizacional, identidade social, crenças, valores e comportamentos organizacionais.
• CNV: comunicação não-violenta
Palestra sobre como aplicar os conceitos da CNV na sua vida pessoal e profissional. A CNV tem aplicação prática em diversas áreas da vida como resolução de conflitos no trabalho, melhoria da comunicação dos líderes, das famílias, das empresas e da construção de um diálogo franco através de uma comunicação empática e assertiva.
Nesta palestra Edson apresenta conceitos e dá dicas importantes para melhorar a comunicação empática e assertiva e promover relações mais afetivas e duradouras com pessoas e equipes, utilizando os 4 princípios da CNV (observação, sentimento, necessidade e solicitação).
• Saúde e qualidade de vida no tabalho
Palestra sobre boas práticas de sáude e no ambiente de trabalho. O palestrante mostra a importância de encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.
Para que isso ocorra estratégias e boas práticas da QVT (qualidade de vida no trabalho) são indispensáveis para melhorar o nível de engajamento das equipes e diminuir o estresse ocupacional e a síndrome de burnout no ambiente de trabalho.
Nesta palestra são abordados temas como a teoria das necessidades humanas aplicada ao trabalho, felicidade interna bruta, psicologia positiva, fatores motivacionais no trabalho, engajamento e propósito.
• Comunicação para resultados
Palestra sobre técnicas eficazes da comunicação verbal e não verbal numa visão sistêmica sobre importância da compreensão dos processos de comunicação verbal e não verbal na arte de liderar, negociar, educar, relacionar e influenciar pessoas.
Nessa palestra também serão apresentados os diferentes tipos de perfis comportamentais e como utilizar a comunicação para entrar em conexão com as pessoas, criando relacionamentos mais saudáveis e duradouros, evitando distorções e conflitos.
• Comunicando a diversidade nas organizações
Palestra sobre como promover uma comunicação mais alinhada com a diversidade nas organizações promovendo uma reflexão oportuna com novas visões sobre o tema, auxiliando uma cultura mais inclusiva e que propicia percepção de pertencimento por meio de uma comunicação mais humanizada.
• Diga não ao burnout e boreout no trabalho
Palestra sobre como evitar a sindrome de burnout e boreout no trabalho. Nesta palestra Edson explica a diferença entre estresse ocupacional e tédio no trabalho e dá dicas importantes de prevenção e enfrentamento (coping no trabalho).
Temas e tópicos dos cursos para empresas:
• Liderança inspiradora 4.0
O curso é totalmente embasado nos conceitos da liderança estratégica, organizacional e comportamental e tem como objetivo principal apresentar ações práticas de como liderar na era das organizações exponenciais e da indústria 4.0. Os tópicos são:
- O papel do líder na gestão de pessoas e resultados
- Soft skills, comunicação assertiva, escuta ativa e feedback
- Estilos comportamentais no ambiente de trabalho
- Compreendendo o conflito de gerações
- As 4 inteligências da indústria 4.0 (física, contextual, emocional e inspiracional)
- Fatores motivacionais do engajamento de equipe
• Feedback assertivo
Este programa auxilia líderes para o entendimento da importância de um feedback assertivo e estruturado. Tem como objetivo a reflexão das relações de feedback no ambiente corporativo, ressaltando os cuidados com a comunicação e escuta ativa ao dar e receber feedback. Os tópicos são:
- Feedback na teoria da comunicação
- Os ''3 Cs'' que determinam a efetividade do feedback
- Comunicação assertiva em 3 passos
- Escuta ativa em 3 passos
- A escada do feedback positivo e assertivo
- Como receber um feedback
- Como dar um feedback ajustado ao perfil comportamental
- 4 elementos essenciais do feedback
- Como estruturar um feedback
• Comunicação não-violenta
Como promover os princípios da CNV no ambiente de trabalho? Este curso apresenta conceitos e técnicas para melhorar a comunicação empática e assertiva.
A CNV tem aplicação prática em diversas áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional, como resolução de conflitos no trabalho, melhoria da comunicação dos líderes e da construção de um diálogo franco através da comunicação empática e assertiva. Os tópicos são:
- Princípios da comunicação não-violenta
- Comunicação não-violenta
- Como desenvolver uma mudança de foco na relação com o outro
- Comunicação assertiva e empática
- Escuta ativa e qualidade de atenção
- Os 4 passos da CNV (observação, sentimento, necessidade e solicitação)
- Como estruturar um feedback baseado na CNV
• Atendimento e negociação para clientes internos
Atendimento ao cliente interno envolve tudo o que uma organização pode fazer para ajudar seus funcionários a cumprirem suas obrigações, alcançarem seus objetivos e desfrutarem de seu trabalho.
Abrange como diferentes departamentos se comunicam entre si e como os indivíduos interagem com seus colegas, subordinados e superiores. Os tópicos são:
- Conceitos essenciais de atendimento e negociação
- Clientes internos, clientes externos, micro e macro ambiente
- Pirâmide das necessidades humanas: O que motiva o cliente?
- Alinhamento expectativas X resultados
- Os diferentes estilos de comunicação (dominância, influência, estabilidade e conformidade)
- Qualidade de atenção e escuta ativa
- Os aspectos da excelência no atendimento presencial e virtual (online e telefônico)
• Apresentações de alto impacto para líderes
Neste curso de oratória direcionado especificamente para liderança são apresentadas técnicas de apresentação de alto impacto para líderes que precisam aprimorar sua comunicação em reuniões, apresentações, feedbacks e palestras executivas nas empresas. Os tópicos são:
- Estilos de comunicação baseado no perfil DISC
- Dominando a comunicação verbal e não verbal
- Como fazer um roteiro de apresentação
- Como fazer uma apresentação formal
- Como conduzir reuniões mais produtivas
- Como falar de improviso
- Como dar feedbacks
- Como fazer elogios e agradecimentos
• Comunicação para líderes
Neste curso de liderança comunicacional são apresentados princípios e técnicas eficazes de comunicação e relacionamento interpessoal aplicados para liderança. Os tópicos são:
- Comunicação intra e interpessoal
- Principais barreiras da comunicação
- Estilos comportamentais e representacionais
- Comunicação assertiva e empática
- Comunicação não violenta
- Escuta ativa, qualidade de atenção e feedback
• Workshop gestão comportamental DISC
Este workshop auxilia líderes a compreender e gerir comportamentos de seus liderados de acordo com o método DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade). Os tópicos são:
- Conceitos fundamentais do DISC
- Entrega e leitura dos relatórios DISC com os participantes
- Os 4 estilos (dominante, influente, estável e conforme) e suas características
- Como liderar, motivar e se comunicar de acordo com cada estilo comportamental
- Como lidar e liderar em situações de conflito de acordo com cada estilo
- Principais talentos e gaps de cada estilo comportamental
- Opcional: devolutiva individual para cada participante (sob consulta)
• Team building torcendo por você
Baseado no livro “Torcendo por você!” que faz uma interessante e divertida analogia entre futebol e o mundo corporativo, este workshop tem o objetivo de engajar equipes e motivá-las para o alcance dos objetivos com motivação, sinergia e alto desempenho. Os tópicos são:
- As 4 figuras do futebol (jogador, técnico, árbitro e torcedor) e sua analogia com a vida profissional
- Os 4 tipos de time no futebol (jogar na retranca, no ataque, no contra-ataque e jogar por completo)
- O que define um “craque” (líder) no jogo profissional (aumento de performance individual e coletiva)
- Como você joga a sua partida (jogo interno X jogo externo)
- Como jogar uma partida com paixão, inspiração e comprometimento com resultados
- A importância do engajamento, da responsabilidade e das atitudes positivas na equipe
- Dinâmica para integração de equipes
• PDL: programa de desenvolvimento de líderes
Este programa auxilia líderes ou futuros líderes à conscientização do papel que possuem para a construção de um ambiente mais colaborativo e comprometido com os resultados organizacionais. Os tópicos são:
- O papel do líder na gestão de pessoas e resultados
- Comunicação assertiva, escuta ativa e feedback
- Compreendendo o conflito de gerações
- Estilos comportamentais no ambiente de trabalho
- Competências organizacionais e comportamentais
- Equipes de alta performance
• PDE: programa de desenvolvimento de estagiários
Este programa auxilia estagiários a serem protagonistas em suas carreiras, enaltecendo talentos para trazer resultados positivos para as organizações que atuam. Os tópicos são:
- Adaptação à cultura corporativa
- Comunicação assertiva e escuta ativa
- Compreendendo o conflito de gerações
- Estilos comportamentais no ambiente de trabalho
- Competências organizacionais e comportamentais
- A importância da interdependência no trabalho em equipe
Temas das mentorias online:
• Mentoring de liderança e comunicação
Mentoria é um processo de relação e transferência de conhecimentos, vivências e experiências entre um mentor e alguém que precisa potencializar competências ou melhorar sua performance.
• Orientação profissional e de carreira
Auxilia o cliente à uma maior compreensão de sua qualificação profissional para uma carreira que adapte melhor às suas competências, necessidades e ambições.
• Coaching executivo de liderança
O coaching é um processo reflexivo para você encontrar suas próprias respostas, tomar decisões assertivas e traçar um plano de ação em busca de seus objetivos pessoais ou profissionais.
• Coaching de comunicação e oratória
Processo focado no aprimoramento de habilidades interpessoais para aumentar a performance da sua comunicação e oratória em apresentações acadêmicas ou profissionais.
• Aconselhamento pessoal e profissional
O processo de aconselhamento auxilia você a encontrar caminhos e criar condições para se sentir confiante em decisões importantes que precisa tomar na sua vida pessoal ou profissional.
• Avaliação comportamental DISC com devolutiva
Fazer sua avaliação de perfil comportamental DISC com devolutiva, propicia autoconsciência sobre seus pontos fortes e de melhoria, aumentando assim sua produtividade e evolução profissional.