Dorival Machado

Graduou-se em comunicação social pela Fundação Casper Líbero, pós-graduou-se em administração de empresas pela Universidade São Judas, onde foi professor por algum tempo, e marketing pela Escola superior de propaganda e marketing SP. Especializou-se em recursos humanos pela Fundação Getúlio Vargas SP. Fez diversos cursos no exterior, destacando Suíça e Estados Unidos. São mais de 130 trabalhos por ano para empresas em geral e para instituições de ensino de quase todos os estados do país. Atualmente com mais de 30 anos de experiência, ministra palestras voltadas a atendimento ao cliente e gestão empresarial.


Graduou-se em comunicação social pela Fundação Casper Líbero, pós-graduou-se em administração de empresas pela Universidade São Judas, onde foi professor por algum tempo, e marketing pela Escola superior de propaganda e marketing SP. Especializou-se em recursos humanos pela Fundação Getúlio Vargas SP. Fez diversos cursos no exterior, destacando Suíça e Estados Unidos. Iniciou a carreira profissional como trainee na antiga loja de departamentos Sears Roebuck, vindo a tornar-se executivo de vendas e treinamento, onde ficou até 1979. Nesse mesmo ano foi contratado pela Volkswagen, percorrendo o Brasil por 5 anos atuando em treinamento e consultoria para a rede de revendedores. Em 1983 foi convidado a implantar a área de treinamento e desenvolvimento da Agroceres, permaneceu até 1990 atuando no segmento rural com sementes de milho, sorgo e forrageiras. A partir de 1985, como atividade paralela, se juntou a equipe de instrutores do Management center do Brasil, filiado a American management association, de onde só saiu com o fim da empresa no Brasil em 1990. Em 1991 criou a sua própria empresa de consultoria e treinamento. Ainda em 1991, aceitando convite da Roche laboratórios, foi contratado e por lá esteve até 1994 gerenciando o departamento de desenvolvimento de pessoal. Foi muito difícil e extressante conciliar por quase três anos (1991- 94) a vida de consultoria e o trabalho como executivo da Roche. Em 1994 decidiu dedicar-se somente à sua empresa. Nesses 20 anos de DMC, muitas empresas contrataram seus serviços: Dako, editora Ática, grupo Pão de açúcar, Associação paulista de supermercados, editora Saraiva, Caixa econômica federal, Sabesp, Petrobrás, Rio grande energia, Eletropaulo, AES sul, banco Itaú, Sayerlack, associações comerciais de São Paulo, Campinas e São José dos Campos, Atlas Copco, Lorenzetti, Unisys university, Amil, Jabur pneus, Electrolux, Edra, Adar têxtil e muitas outras. Em 1995 foi consultado por um renomado colégio em São Paulo que tinha como necessidade a ampliação do número de alunos. Foi o inicio no segmento educacional de onde não mais saiu até hoje. Já prestou serviços para Mackenzie, UNIP, Objetivo, PUC São Paulo, Pueri Domus, Sigma, Teophilo Rezende, Rezende e Rezende, Imperatriz Leopoldina, SENAI, instituições adventistas de Porto Alegre, Florianópolis, Manaus e São Paulo, entre muitas outras. Em 2009 lançou pela SRS editora a segunda edição do livro ''Redução da inadimplência no setor da educação: práticas eficazes e estratégias que dão certo'', primeiro de três que estava escrevendo simultaneamente. Em 2010 coordenou e lançou o estudo ''Retrato do atendimento ao cliente nas escolas particulares no período de captação de alunos'', uma pesquisa com 308 escolas de São Paulo. Lançou os DVDs: ''Cobrança e negociação de dívidas por telefone para empresas em geral'', ''Técnicas de atendimento ao cliente com foco na captação de matrículas para instituições de ensino'', ''Técnicas de cobrança por telefone para instituições de ensino'' e ''Princípios fundamentais na cobrança de dívidas''. São mais de 130 trabalhos por ano para empresas em geral e para instituições de ensino de quase todos os estados do país. Atualmente com mais de 30 anos de experiência, ministra palestras voltadas a atendimento ao cliente e gestão empresarial.

Temas das palestras:

• Como fazer do atendimento ao cliente um diferencial competitivo da sua instituição
• Técnicas de atendimento ao cliente para captar matrículas nas instituições de ensino
• Gestão de pessoas nas instituições de ensino e na Disney
• Estratégias para ampliar a captação e fidelização de alunos
• Como captar mais alunos usando o atendimento ao cliente como alavancador
• Práticas de atendimento, encantamento e fidelização de clientes
• O estilo Disney de excelência no atendimento
• Estratégias e práticas de cobrança para redução da inadimplência