- Home
- Daniella Freixo de Faria
Daniella Freixo de Faria
Daniella Freixo de Faria é especializada em psicologia analítica, relacionamentos, comportamento e desenvolvimento humano transpessoal.
Daniella Freixo de Faria é especializada em psicologia analítica, relacionamentos, comportamento e desenvolvimento humano transpessoal. Dentre as várias áreas para atuar escolheu priorizar o lado infantil pois acredita ser preciso trabalhar com a prevenção, ensinando os pequenos a trilhar os caminhos para a vida adulta.
''Meu encontro com as crianças é realmente mágico. Poder contribuir de alguma forma com sua autoestima, confiança, ajudar no enfrentamento e superação de seus medos e dificuldades é um presente'', diz. E através das experiências ao longo de sua carreira percebeu que trabalhar com os pais na passagem de informação e encontro com os filhos ajudaria a prepará-los.
O trabalho no consultório é um processo muito mais amplo pois é necessário também trazer os pais para a terapia, já que a família é essencial no tratamento. “Com este alinhamento além de contato com a escola vamos todos na mesma direção, transformando a realidade desta criança e da família como um todo”, explica.
Mais do que isso, dentro desse contexto os ajustes vão sendo feitos de acordo com a participação diária dos pais. Daniella tem diversos projetos: escreve artigos para veículos de comunicação, ministra palestra em escolas e empresas e aplica vivências que têm como objetivo oferecer uma atividade transformadora elaborada de acordo com a necessidade de cada escola.
Além disso criou diversos complementos para aprimorar o trabalho desenvolvido como a ''Caixa de reconhecimento'' (favorita dela e dos alunos, professores e pacientes), que serve para guardar momentos especiais e coisas boas que acontecem ao longo do dia, e para recordar as boas lembranças da vida.
Temas das palestras:
• Consumo consciente
Nos dias de hoje, com toda a propaganda e incentivo ao consumo vemos pais e mães trabalhando cada vez mais enquanto famílias aumentam seu consumo significativamente de modo inconsciente, e muitas vezes tomadas pela culpa.
Gerar consciência para nossas crianças e os próprios adultos é um desafio possível e extremamente necessário para nossa condição planetária.
Vamos descobrir esse caminho do consumo consciente, dos valores que realmente importam e deste lugar que resgata nossa família e seus ricos encontros.
• Desenvolvimento e sexualidade
Essa palestra trata do desenvolvimento da sexualidade na vida das crianças até adolescência, com ênfase na infância: processo natural, rico e amplo.
Aborda as fases de desenvolvimento além do papel da família e escola, fundamentais nesse processo. Nos coloca próximos desse tema tão importante e vivo em todos nós. Um grande convite para estarmos conscientes de que educação sexual acontece sempre.
Sabendo disso que valores queremos passar para nossos filhos? Quais são os nossos valores? Tendo os valores como norte caminhar nessa estrada fica muito mais claro e simples.
• Navegar é preciso
Como lidar com as crianças e a era digital dos tablets, computadores, internet e educação? Temos que colocar limites?Há como educar as crianças para usar os eletrônicos de forma saudável? E como podemos ajudar os adultos a lidarem com algo que ainda estamos aprendendo?
• Sala de aula: lugar de encontros
Palestra especial voltada para educadores, professores, orientadores e diretores de escolas. Nela abordamos o encontro com a criança, a disciplina e a oportunidade de aprendermos juntos. Nessa palestra vivenciamos a importância da presença de cada um no processo do aprender e experimentamos ser aprendizes.
• Limites ou limitados?
É amplamente constatado o quanto os pais têm dificuldade em transmitir limites de forma saudável e eficiente. A palestra sobre limites é leve, agradável e rica em informações. Por meio de vivências e acolhimento propõe uma nova possibilidade de encontro com as nossas crianças. Trabalha sempre a qualidade do olhar, do reconhecimento, da segurança e do aprendizado. Os tópicos abordados nesta magnífica palestra são:
- Histórico geracional
- limites
- Frustração
- Autoritarismo
- Bater ensina
- Olhar
- Birra
- Irmandade
- Questionamento
- Regras
- Como, quando e onde
• Fraternidade
Que mundo estamos construindo com as nossas crianças? Estamos preparando nossas crianças para viver em que mundo? Será mesmo que estamos formando seres humanos capazes de agir com o outro por meio da fraternidade e do amor? Ou será que estamos os criando para a sobrevivência, pois acreditamos ser esta a única forma de existir neste mundo?
Temos outra opção? Outro caminho dentro da educação? Que princípios internos e que escolhas têm nos direcionado como pais? Questionar nossas crenças, responsabilidades e formas de atuar no mundo e na educação com nossos filhos é fundamental para podermos escolher o que queremos como presente e futuro de nossas vidas.
Como a conscientização é sempre o primeiro passo de qualquer mudança o objetivo desta palestra é propor uma grande reflexão a respeito de onde viemos e para onde vamos enquanto humanidade e qual é o nosso importante papel como pais neste processo diário de escolhas. Os tópicos são:
- Crise e oportunidade
- Crenças e comportamentos
- Leis da natureza
- Quem somos
- Princípios internos
- Sentimentos básicos
- Punição x educação
- Medo x amor
- Reação x ação
- Responsabilidade
- Recursos internos
• Autoestima positiva
Como olho para meu filho? Estou disponível para ele? De que forma contribuo para seu desenvolvimento emocional? Quais são minhas expectativas? Consigo transmitir meu amor de forma clara e sincera? Realmente encontro com meu filho ou a vida está tão corrida que mal o vejo e apenas faço as coisas para ele?
Como todo meu posicionamento vem contribuindo para a construção de sua autoestima? Como posso estar presente e ativo na vida de meu filho com a vida profissional tão intensa? Busca transformar antes de o desencontro surgir cuidando assim da saúde das relações, dos olhares, das crianças e do futuro. Aborda os seguintes temas:
- Expectativa dos pais: quais os tipos e o que causam
- Espelhos infalíveis: o fenômeno dos espelhos
- Autoconfiança: construção da percepção e intuição
- Segurança psicológica e inteligência emocional: propriedade dos sentimentos
- Empatia: espaço de escuta ativa
- Encontro autêntico: quando, como e qual a disponibilidade
- Criatividade: como estimular
- Recursos internos: função materna e paterna
- Amor incondicional
- Cura e transformação: responsabilidade e transformação