- Home
- José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho
José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho
Em 2013 foi agraciado com o “Prêmio Ruy Miller Paiva” da Sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural (SOBER).
É diretor de programa da secretaria executiva do Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, técnico de planejamento e pesquisa na diretoria de estudos e políticas regionais, urbanas e ambientais do IPEA.
Também é professor do programa de pós-graduação em agronegócio da Universidade de Brasília e da pós-graduação em economia da Universidade federal de Viçosa (UFV).
Pesquisador do Instituto de pesquisa econômica aplicada (IPEA) e doutor em teoria econômica pela Universidade estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux, no Groupe de Recherche en économie théorique et appliquée (GRETHA).
Em 2014 José Eustáquio Vieira foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia, trabalhando no Technological change lab (Tclab) e no Institute of Latin American studies (ILAS).
Além disso obteve mestrado em economia aplicada pela Universidade federal de Viçosa (UFV), especialização em administração pública pela Universidade federal de Ouro Preto (UFOP) e bacharelado em economia pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG).
No meio acadêmico leciona no curso de pós-graduação em agronegócio da Universidade de Brasília. Na esfera federal desenvolve e avalia políticas públicas de inovações tecnológicas na agricultura.
Em 2013 foi agraciado com o “Prêmio Ruy Miller Paiva” da Sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural (SOBER).
Temas das palestras:
• Agro 4.0
A expectativa é de que até 2030 a produção da indústria agrícola aumentará até 60%, impulsionada pelo uso da tecnologia como um recurso sustentável e escalável, e também pelo crescimento populacional.
Entender o nível de maturidade tecnológica atual diante dos objetivos estratégicos é o primeiro passo para a criação de um plano estruturado com visões de curtos, médios e longos prazos rumo à fazenda 4.0 e agroindústria 4.0, integrando as cadeias de valor como ecossistemas.
• Tendências 4.0 do agronegócio
A revolução digital no agronegócio está apenas começando. Na medida em que os dados, a conectividade e o poder de processamento se expandem, também aumentam as oportunidades.
Isso vale em especial para as empresas do agro.
Neste contexto, a palestra discute caminhos de extrair valor por meio de produtos, serviços, eficiências operacionais e também de construir modelos de negócios inovadores no agrobusiness.
• Diagnóstico e desafios da agricultura brasileira
Palestra customizada de acordo com o contexto do país, apontando oportunidades, desafios e impactos na agricultura local.
• Agronegócio no Brasil e os constantes desafios futuros
Discute os desafios do agronegócio no Brasil e por que a inovação ainda é um paradigma no setor.