- Home
- Tomás de Lara
Tomás de Lara
Traz uma abordagem inovadora à economia circular e sustentável
Empreendedor social e "tecelão de redes" por vocação, Tomás de Lara é um influente consultor de negócios conscientes e co-líder do Sistema B Brasil, um movimento dedicado a promover empresas B, que equilibram lucro e propósito social.
Cofundador da Goma, um ecossistema colaborativo de empreendedores sociais, e dos hubs de Global Shapers em Porto Alegre e Rio de Janeiro, ele traz uma abordagem inovadora à economia circular e sustentável.
Com formação em Administração de Empresas e um mestrado em Comunicação Digital, Tomás é especialista em economia colaborativa e sustentável.
Sua experiência inclui conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil e professor em cursos de inovação social, onde compartilha conhecimentos sobre modelos de negócios que respeitam o meio ambiente e promovem a colaboração.
Em 2013, foi convidado para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde abordou o impacto das tecnologias na inovação social e no financiamento coletivo.
Recentemente, tem direcionado seus estudos e trabalho para a catálise de novos negócios que operam sob uma economia consciente, promovendo uma transição do pensamento egocêntrico e competitivo para um modelo ecocêntrico e colaborativo.
Experiência e Afiliações:
- Responsável pelo projeto de Liderança da BMW Foundation
- Membro do Thought Leader Group do WWF's Global Markets Institute
- Membro da Well Being Economy Alliance (WE All)
- Membro da CE100 - Rede global da Fundação Ellen MacArthur sobre Economia Circular
- Membro da Imperative 21 Coalition
- Cofundador e co-líder do ColaborAmerica (Festival Internacional sobre novas economias)
- Cofundador da Goma (espaço colaborativo e ecossistema de empreendedores)
- Conector na Ouishare (rede global de líderes em cultura colaborativa)
- Alumni do Schumacher College
- Praticante da Art of Hosting
Está continuamente pesquisando, por meio da prática, novas formas de organização que acelerem a transição para uma economia global sustentável, onde as pessoas e o planeta são prioridade.
Temas das palestras:
• Importância da comunhão e do viver em comunidade
Aborda a necessidade urgente de desenvolver uma economia regenerativa e de comunhão em todo o globo, enfatizando como a colaboração e a solidariedade são fundamentais para enfrentar os desafios sociais e ambientais atuais.
• Gestão e economia: soluções criativas para novos desafios
Apresenta abordagens inovadoras para a gestão e a economia, explorando soluções criativas que podem ser implementadas em empresas e organizações para superar desafios contemporâneos.
• Tecnologias para inovação social e financiamento coletivo
Esta palestra explora como tecnologias emergentes podem ser utilizadas para impulsionar a inovação social e facilitar o financiamento coletivo, promovendo projetos que beneficiam a comunidade e o meio ambiente.
• Economia na rede
Analisa as dinâmicas da economia circular e colaborativa, destacando a importância de conectar pessoas e recursos para promover uma gestão mais eficiente e sustentável.
Ele apresenta exemplos práticos de como essa abordagem pode ser aplicada.
• Modelos de negócio sustentáveis
Discute como criar empresas que respeitam o meio ambiente e geram impacto positivo, apresentando casos de sucesso e práticas que podem ser adotadas por novos empreendimentos.
• A nova economia
Reflexão sobre a evolução do sistema econômico atual para um modelo mais justo, que prioriza a sustentabilidade e a equidade, abordando como essa mudança pode beneficiar tanto as empresas quanto a sociedade.
• Ecossistemas de negócios de impacto
Compartilha insights sobre como construir redes que potenciem negócios com impacto social e ambiental, discutindo a economia circular como pilar fundamental para a inovação e regeneração de recursos.
Ele explora como esses ecossistemas podem ser formados e quais benefícios trazem.