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Jaime Troiano
Possui diversos artigos e estudos publicados e premiados sobre branding e comportamento do consumidor no Brasil e exterior. Contribui para diversos veículos na área de marketing e negócios. Ao longo de sua carreira tem sido um destacado apresentador no Brasil e exterior em variados tipos de evento, sempre disseminando e discutindo temas relacionados a branding e estudos de comportamento de consumidor.
Formado em engenharia química pela FEI e em sociologia pela USP, Jaime fundou e comanda há 25 anos a Troiano branding, primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Antes disso foi vice-presidente de planejamento e consumer insights para agências como Young & Rubicam, MPM lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos publicados e premiados sobre branding e comportamento do consumidor no Brasil e exterior. Contribui para diversos veículos na área de marketing e negócios. Tem um programa semanal na rádio CBN junto com Cecília Russo Troiano e Milton Jung. Tem também uma coluna quinzenal no portal ''Mundo do marketing'' sobre ''Brand insights'', além de inúmeras participações nas páginas do jornal Meio & mensagem, na revista da HSM e também como palestrante em vários eventos organizados por esses dois veículos. Ganhador do prêmio ''Caboré'', conferido pelo Meio & mensagem. Um dos membros do hall da fama dos profissionais de marketing no Brasil. Autor do livro “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor” (editora Globo), coautor do livro “Sua marca vai ser um sucesso” (Troiano editora) e coautor também do livro ''A história do marketing no Brasil'' (ESPM). Ao longo de sua carreira tem sido um destacado apresentador no Brasil e exterior em variados tipos de evento, sempre disseminando e discutindo temas relacionados a branding e estudos de comportamento de consumidor.
Como sócio da BrightHouse introduziu no mercado brasileiros os modernos conceitos de propósito dentro de várias organizações. A partir de 2015 passou a operar com a metodologia da própria Troiano branding, a ''Rota do SO(U)L'', no desenvolvimento de trabalhos que identificam e implantam o propósito. A empresa que dirige é responsável no Brasil pela utilização de métodos de neurociência não invasiva em marketing, por meio de ''ZMET'', uma técnica patenteada pela Harvard business school e coordenada internacionalmente pela Olson & Zaltmam. Nos últimos 25 anos esteve sempre presente nas relações e projetos com um grupo muito grande de clientes, brasileiros e internacionais, tais como: Algar, Bradesco seguros, CBN, Companhia de Jesus, Directv, ESPM, Estadão, FEI, Globosat, GRAAC, Grupo Petrópolis, Itaú, J.Macêdo, Libbs, M. Dias Branco, Meio & mensagem, Netshoes, O Globo, Paranapanema, Pepsico, Porto Seguro, Riachuelo, Sistema verdes mares, Tecnisa, Tamboré empreendimentos, Unilever, Ypê e muitos outros.
Temas das palestras:
• Marcas sem um propósito são marcas sem alma:
Propósito é a razão de ser de uma marca ou empresa, gera engajamento, direciona ações de comunicação, atrai talentos e cria valor.
• Marcas não são tapumes:
Foi a época em que marcas podiam se esconder. O mundo hoje pede marcas que estejam visíveis, como numa vitrine.
• O que e marca e porque ela importa?
A marca é o logo que revela sua identidade visual? Marca é o nome que a identifica? Marca é tudo isso e mais tantas outras coisas.
• Marcas como plataforma de inovação:
Quando as marcas prosperam é natural seus gestores planejarem usar esse ativo para avançar para novas categorias de negócios, mas esse caminho é cheio de armadilhas.
• Obesos de informação e anoréxicos de insights:
Informações estão disponíveis aos montes, dados não faltam. Mas o que verdadeiramente precisamos são as ideias geradas por essa pilha de dados.
• O poder das marcas fortes:
No mundo da hiperescolha e da hiperinformação, marcas que não conseguiram demonstrar sua relevância estão com os dias contados.