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Toque de Areia
A missão é unir conteúdo e arte, encantar com soluções criativas, desenvolver pessoas, sensibilizar, motivar e conscientizar; ser a principal referência como empresa de recursos artísticos para treinamento e desenvolvimento do Brasil trabalhando com ética, foco na transparência, respeito e qualidade, atuando sempre com alegria e proporcionando bem estar.
Desde 1993 produzindo e realizando espetáculos teatrais para os mais diversos eventos empresariais pelo Brasil e criadora da expressão ''teatro treinamento'', Toque de areia é a pioneira em espetáculos de repertório e sob medida para eventos de treinamento. Uma empresa que preza pela humanização, bem estar e saúde mental.
Trabalha com recursos artísticos aplicados em treinamento e desenvolvimento. O teatro tem alto poder de retenção; por isso todos os espetáculos são muito bem elaborados e em tom de comédia, o que traz muita leveza e conteúdo.
A missão é unir conteúdo e arte, encantar com soluções criativas, desenvolver pessoas, sensibilizar, motivar e conscientizar; ser a principal referência como empresa de recursos artísticos para treinamento e desenvolvimento do Brasil trabalhando com ética, foco na transparência, respeito e qualidade, atuando sempre com alegria e proporcionando bem estar.
Sobre os teatros treinamento, dinâmicos e customizados:
Na década de 90 criamos e patenteamos a marca ''teatro treinamento'', que é o treinamento atráves de um espetáculo teatral, unindo arte com conteúdo. Utilizamos nossos anos de experiência para desenvolver outras soluções artísticas para treinamento e desenvolvimento que consistem em atividades dinâmicas e lúdicas que são ferramentas para atingir os objetivos de um treinamento.
Espetáculos teatrais customizados, como o próprio nome diz, são espetáculos teatrais produzidos de acordo com a necessidade do cliente sobre qualquer tema. Nos nossos mais de 22 anos de experiência nos especializamos em produzir espetáculos teatrais trabalhando em conjunto com nossos clientes, onde o primeiro passo é uma reunião de briefing onde o cliente nos passa a ocasião, mensagem ou orientação que deseja transmitir aos seus colaboradores.
Desta forma utilizamos a demanda apresentada para a criação de um espetáculo inédito, ou seja, totalmente novo. Esta modalidade de espetáculo teatral já provou ser uma excelente ferramenta de comunicação, treinamento e desenvolvimento, tanto que já desenvolvemos mais de 200 espetáculos teatrais desta forma. Destacamos algumas das situações onde foram utilizados:
- Espetáculos feitos especialmente para um único evento, mensurando a atenção especial da organização com o seu público
- História da empresa
- Transmissão dos valores de sua organização
- Homenagens e premiações a todos escalas hierárquicas
- Comunicação e feedback
- Uso adequado de notebook e software para vendas
- Dia da mentira: fofocas perniciosas na empresa
- Adaptação a mudanças
- Conflito entre gerações
- Relacionamento com clientes internos
- Dia-a-dia de um vendedor
- Apresentação de casos vencedores de atendimento
- Apresentação de um novo organograma
- Conservação do patrimônio da empresa
- Entre outras temáticas e situações
Tópicos gerais abordados nos eventos:
- Assedio moral
- Atendimento ao cliente
- Código de ética e conduta
- Combate à corrupção
- Comunicação e feedback
- Empreendedorismo
- Mudança e resiliência
- Reconhecimento profissional
- Segurança da informação
- Superação e trabalho em equipe
Temas e tópicos dos teatro treinamentos:
• Ases da comunicação: comunicação e feedback
Não é fácil lidar com o ser humano como um todo. E você, como comandante e líder precisa ter a consciência da importância de uma boa comunicação e trabalhar para aperfeiçoá-la. Os principais tópicos são:
- Feedback
- A importância da boa comunicação
- Empatia
- Impactos de um mau feedback
- Aperfeiçoamento pessoal e contínuo
• Atender é servir: atendimento ao cliente
Um espetáculo em tom de comédia, aborda o tema atendimento ao cliente, onde um profissional de atendimento é colocado em situações em que também é mal atendido, gerando também no espectador o ensejo de empatia e reflexão. Um péssimo profissional de atendimento atende a seus clientes com desdém e total falta de comprometimento.
Após um de seus catastróficos atendimentos, sai às ruas e sofre o mesmo tipo de abordagem por profissionais semelhantes a ele, que o atendem de forma descomprometida e displicente. Os principais tópicos abordados são:
- Falta de educação, de simpatia e de empatia
- Desespero pra vender
- Venda a qualquer custo
- Falta de comunicação
- Burocracia
- Discussão entre funcionários
- Displicência e indiferença
- Rigidez
- Preconceito
- Falta de treinamento
- Ausência de amabilidade e humanidade
• Corrupção não cidadão! Combate à corrupção
Tadeu está muito preocupado com o processo de auditoria que sua produtora de filmes está passando quando Marcão, homem muito ético e gerente administrativo da empresa o questiona quanto aos motivos de sua preocupação e Tadeu assume que pagou propina a um assessor do Ministério de promoção cultural para que a empresa saísse vencedora de uma grande licitação que havia participado.
Marcão então explica para Tadeu que ele poderia ser enquadrado na lei anticorrupção e quais seriam as consequências de seu ato. Assim Tadeu conta a Marcão os detalhes de como tudo aconteceu, detalhando o seu envolvimento com Paulo Ferreirinha, o tal assessor político. Os tópicos abordados são:
- Lei anticorrupção 12.846: conceito e aplicabilidade
- Decreto 8.420
- Compliance,ética e integridade corporativa
- O que leva uma pessoa a ser corrupta?
- Fraudes em licitações públicas
- Mau uso de cartão corporativo
- Consequências de atos de corrupção dentro das empresas
- Atenuantes de multas
- A importância dos treinamentos
• Ética, se é que você me entende: código de ética
No seu primeiro dia de trabalho Junior percebe que os funcionários agem com total falta de ética, desde as relações profissionais até com a organização como um todo. Odete, sua colega de trabalho, conta casos sobre a falta de ética com normalidade. Quando Junior estranha essas atitudes, é debochado pelos funcionários.
Os casos contados por Odete dizem respeito a vender informações sigilosas, negociar clientes com a concorrência e funcionários sendo humilhados pelo chefe perante todos. Percebendo que Junior está perturbado Odete o acorda, e todos percebem que foi apenas um pesadelo. Os principais tópicos abordados são:
- Código de ética
- Humilhação de funcionário
- Venda de informações por beneficio próprio
- Empréstimo de matérias e senhas da empresa
- Troca de informações sigilosas com concorrentes
• O que te impede de ser mais? Superação e trabalho em equipe
No início vemos as personagens se preparando para sair de férias. Cada qual fará um solilóquio falando de suas expectativas, de seu cotidiano, tomando providências para a viagem, etc. Os quatro personagens encontram-se em um elevador que os levará à agência de turismo responsável pela viagem de férias. Há uma pane no elevador que os deixa presos.
Enquanto aguardam socorro cada um pensará em saídas de acordo com sua característica predominante. O choque é inevitável, já que são muito diferentes uns dos outros. Em seguida, durante uma caminhada na pousada onde estão passando férias, os personagens se perdem na floresta e são obrigados a lutar pela sobrevivência enquanto pensam em soluções para encontrarem a saída. Os dias passam e diante da situação extrema cada um deles vai se confrontar com seus medos, seus traumas, suas sombras e com o passado.
Aos poucos, começarão a interagir uns com os outros em busca da sobrevivência. Inconscientemente se verão atraídos pelas características que lhes faltam e que eles percebem nos companheiros. Só uma ação conjunta permitirá que solucionem o problema. Meses mais tarde os quatro se encontrarão em uma festa onde resgatarão as experiências vivenciadas na floresta e sentimentos surgidos inesperadamente. Os principais tópicos abordados são:
- Os 4 principais perfis comportamentais
- Conceitos de mudança de estado
- Como melhorar seus relacionamentos
- A importância das crenças nos comportamentos
- Superação de limites
- Regras e valores pessoais
- A força de vontade mental x força de vontade emocional e suas diferenças
- Trabalho em equipe
- Empatia
• Empreendedores campeões: empreendedorismo
Três amigos jovens e cheios de perspectivas para a vida, acabaram de se formar: um como médico, outro em gastronomia e a outra como artista plástica e vão comemorar esta etapa vencida numa praia: a praia do futuro. Surpreendidos, conhecem um dono de um quiosque que os desafia a serem verdadeiros campeões na vida profissional. Embalados pela beleza da paisagem decidem iniciar uma corrida pelo sucesso. Mostrariam como estavam preparados para todos os desafios e, ainda, como poderiam transpor todas as barreiras ao longo do caminho.
Seria apenas uma questão de tempo para que seus sonhos se tornassem realidade e o mundo na verdade, seria uma grande pista de corrida, onde eles estariam dispostos a serem os grandes campeões. Incentivados pelo proprietário da barraca, fazem uma promessa de se encontrarem naquele mesmo lugar de tempos em tempos para fazerem um balanço de como estão indo suas vidas e para se alimentarem das palavras dele. Os tópicos abordados são:
- Principais características de um profissional campeão: entender de gente, polivalencia, velocidade, visão, planejamento
- A importância de um coach bem desenvolvido
- A coragem de realizar mudanças
- Adequação na carreira: uma possibilidade para ser feliz e eficiente
- A importância de entender e de se interessar por pessoas
- A necessidade de colocar as idéias em prática e as perdas ocasionadas pela não realização de um bom projeto
- Como manter uma equipe desmotivada e motivada
- Rápida adequação as necessidades do negócio
• O sapateiro de talentos: mudança e resiliência
A peça mostra que nós complicamos a vida muito mais do que precisa e que a humildade e a simplicidade são valores essenciais para a aprendizagem e a figura do sapateiro transmite isto de uma forma muito cativante, a qual o público fatalmente se identificará com sua sabedoria, onde muitas vezes lembra um coach ou mesmo um mestre sem querer sê-lo.
Ele recebe em sua sapataria personagens que retratam facetas importantes do cotidiano da vida das pessoas, pois quantas vezes nós não presenciamos pessoas e muitas vezes em nós mesmos, traços de desmotivação, dificuldades de realizar mudanças ou mesmo de estarmos estressados e mal humorados? Ora um personagem adentra a sapataria para consertar um sapato ou mesmo de desejar uma adaptação nele ao invés de trocá-lo, pois já está acostumado com ele mesmo usando-o há décadas.
E através de um bate papo informal o sapateiro adentra no universo íntimo de seus clientes e os convida a reverem seus pensamentos e atitudes. Utiliza-se o recurso de flash back para ilustrar passagens importantes de suas vidas no trabalho e mesmo em sua vida pessoal. Os principais tópicos abordados são:
- Mudanças e as formas de lidar com elas
- Resiliência x resistência
- Otimismo x pessimismo
- Flexibilidade
- Bom humor
• Pulgas da corrupção: combate à corrupção
Apresentamos a vocês um espetáculo teatral com foco na nova lei anticorrupção que pune empresas por atos de corrupção no âmbito administrativo e civil, quando constatada a prática de atos de corrupção e ilícitos em licitações e em contratos do poder público federal, estadual ou municipal. Os tópicos abordados são:
- Falsificação de contas de despesas de viagem: superfaturamento
- Atestados falsos
- Aceitar vantagem indevida para manter ou fechar contratos com fornecedores
- Corrupção na obtenção das licenças
- Acelerar processos parados em entidades publicas através de pagamento ou relacionamento interpessoais
- Tentativa de anulação de multas com policial rodoviário
- Corrupção no resultado de uma fiscalização de licenças
Temas de espetáculos de repertório:
• Atendimento, relacionamento com cliente interno e externo
• Compliance, lei anticorrupção, ética, segurança da informação e assédio moral
• Comprometimento e trabalho em equipe
• Homenagem às mulheres
• Homenagem às secretárias
• Liderança: comunicação e feedback
• Motivação em vendas
• Mudança, resiliência e bom humor
• Principais características de um profissional campeão e planejamento
• Qualidade de vida
• Trabalho em equipe, perfis comportamentais e superação
Temas das atividades corporativas:
• Comunicação e expressão
• Trabalho em equipe (team building)
• Superação
• Enfrentamento de desafios
• Experimentação do novo: saindo da zona de conforto
• Integridade
• Transparência
• Respeito
• Valorização, envolvimento e comprometimento de todos
• Criatividade
• Melhoria contínua
• Agilidade
• Concentração
• Produtividade
Treinamentos dinâmicos:
• Jogos cooperativos
Utilizamos nossos recursos para realização dos treinamentos dinâmicos nos aspectos de desenvolvimento humano. São dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro e não priorizar apenas o seu lado.
São jogos para unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros e resultam numa vontade de continuar jogando e aceitar todos como são verdadeiramente. Entre os exemplos de tópicos que podem ser trabalhados estão:
- Trabalho em equipe
- Liderança
- Foco
- Comunicação
- Percepção de espaço e tempo
- Saber ouvir
- Estratégia
- Estimular a criatividade
- Desinibição
• Role playing teatral
O método deste treinamento consiste em simulações utilizando como ferramenta os atores profissionais que interpretam personagens ilustrando situações reais do cotidiano, possibilitando assim que o participante faça contato com as mais variadas situações de acordo com o objetivo do treinamento, propiciando de forma lúdica a experiência necessária através dessas vivências e consequentemente absorvendo-se gradativamente os conceitos do treinamento. Os tópicos abordados são:
- Método X ferramenta
- Fundamental a contextualização
- Ambiente seguro X errar
- Ensina, capacita e treina os profissionais
- Ensino aplicado à prática
- Permite discutir, padronizar e avaliar comunicação, atitude e procedimento
- Transforma o erro em uma oportunidade de aprendizagem e melhoria
- Maior retenção do conhecimento
- Ambiente educacional participativo e interativo
- Aumento de interesse do aluno ao aprendizado
- Preparo técnico e emocional para a prática
- Treinamento de competências em um ambiente próximo ao real
- Vivenciar situações que ocorrerão na vida real
- Treinar situações raras
- Gerenciar comportamentos
- Treinamento prévio da melhor conduta (comportamental, atitudinal ou técnica)
• Treinamento vivencial com técnicas teatrais
São os exercícios com técnicas teatrais que possibilitam a melhoria de performance e o atingimento dos objetivos, pois através dessas vivências, de forma lúdica o participante absorve gradativamente os conceitos apresentados. Este treinamento conta também com a ferramenta do feedback feito pelos instrutores com o objetivo de orientar, fazendo com que o participante reflita e desenvolva as competências desejadas. Os tópicos são:
- Proporcionar integração de equipe(s)
- Desenvolver potenciais de liderança
- Desenvolver a comunicação e expressão
- Melhorar a confiança para apresentações em público
- Capacitar para gravações de vídeos
- Trabalhar a flexibilidade e o improviso
- Aumentar o autoconhecimento
- Aprimorar a capacidade de relacionar-se interpessoalmente
- Desenvolver mais respeito ao próximo e empatia
- Desenvolver a capacidade de saber ouvir
- Proporcionar melhorias no atendimento ao cliente
- Aprimorar a desenvoltura do profissional de vendas
• Workshop de superação
O método utilizado neste treinamento é a dança, que torna-se uma poderosa ferramenta trazendo a possibilidade de trabalhar fora da zona de conforto dos participantes. Um dos segredos deste workshop é não revelar o método aos participantes previamente, pois lidar com este aspecto surpresa torna-se fundamental para quebrar as defesas dos participantes, como por exemplo alegar que não é capaz de participar da dança.
O objetivo é evidenciar que todos são capazes de aprender e criar algo frente as adversidades, trabalhando a superação e o trabalho em equipe, desenvolvendo no participante os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo, fazendo com que percebam que todo ser humano tem uma grande capacidade de aprendizagem. Eis alguns benefícios:
- Evidencia a capacidade de superação humana
- Cooperatividade
- Trabalho em equipe
- Integração da equipe
- Fortalecimento da equipe
- Enfrentamento de desafios
- Atingimento de metas, individualmente e coletivamente.
• Workshop teatral
Através da criação e apresentação de esquetes teatrais, facilitadas por instrutores através de dinâmicas vivenciais realizadas com os participantes, embasadas em técnicas teatrais. O objetivo é desenvolver criatividade, superação, comunicação, expressividade, relacionamento, improviso, autoconhecimento, autoconfiança, empatia, comprometimento e trabalho em equipe. Eis alguns benefícios:
- Intenso trabalho em equipe
- Expansão da criatividade
- Superação
- Enfrentamento de desafios
- Experimentação do novo saindo da zona de conforto
- Discussão e elaboração de cenas com temas propostos