- Home
- Maria Augusta Orofino
Maria Augusta Orofino
É palestrante, autora de livros de negócios e especialista em inovação, liderança e metodologias ágeis.
Palestrante há mais de 30 anos, Maria Augusta Orofino já ministrou mais de 400 palestras e workshops, inclusive em eventos relevantes como TEDx Curitiba, Campus Party e HBR Brasil.
Além disso, é consultora de empresas renomadas no mercado e professora na ESPM, HSM Academy, Fundação Dom Cabral e Sustentare.
Sua primeira fala em público foi aos 7 anos; ganhou um concurso de redacão em Florianópolis. As crianças selecionadas leram seus respectivos textos na então rádio Diário da Manhã.
Para alcançar o microfone, ela lembra que precisou ficar em pé na cadeira. Aos 15, dava palestras para um grupo de jovens e sempre se candidatava para apresentar os trabalhos escolares.
Estar no palco sempre foi um grande prazer. Foi entendendo que compartilhar conhecimento é um dos seus propósitos de vida. Falar sobre inovação e gente em seus mais diversos aspectos é uma das suas principais paixões.
Temas das palestras:
• Cultura organizacional para inovação
Não basta criar soluções disruptivas sem fomentar um ambiente de trabalho com uma cultura forte. Aprenda como líderes criam e fixam cultura, além do que o time precisa saber sobre consolidação da cultura.
Está visível desde a arquitetura até a forma com que as pessoas se relacionam. Um design organizacional pensado para a inovação exige novos papéis ágeis.
Conta com decisões baseadas em dados, uma visão clara de liderança e propósito, além de alinhamento e autonomia. É sobre descentralizar decisões, comunicar de forma constante e transparente, realizar avaliações contínuas e muito mais!
• Inovação é feita de gente
Quando se fala em inovação é comum pensar nos modelos de negócio e novas tecnologias, mas pouco se fala sobre as pessoas envolvidas.
A palestra fala sobre as habilidades fundamentais para promover uma inovação de gente para gente! Empresas inovadoras trabalham com metodologias ágeis, contam com modelos de negócios disruptivos e atuam com foco no cliente.
Você com certeza deve lembrar de muitos cases de sucesso de startups que viraram unicórnios operando com essas e outras características.
Mas quais as habilidades necessárias para que líderes e equipes façam a inovação acontecer? Como criar uma inovação feita de gente para gente, quando temos no mercado de trabalho 4 gerações atuando ao mesmo tempo?
Criatividade, capacidade de resolver problemas complexos, colaboração, resiliência e antifragilidade são algumas das softs skills fundamentais.
E fomentar equipes multidisciplinares, diversas, inventivas e criativas não é impossível.
• Futuro do trabalho e inteligência artificial
A IA é uma realidade onde profissionais e máquinas são responsáveis pela entrega de valor da empresa. Palestra que apresenta como preparar a empresa e as equipes para as novas formas de trabalho.
Vem transformando as formas de trabalhar nos setores de saúde, recursos humanos, indústria 4.0 e agricultura. Como inovação é feita de gente e não apenas de tecnologia, novas habilidades e processos são fundamentais para crescer de forma sustentável.
Abordamos conceitos de holocracia e estruturação de squads, além de como a IA afeta os novos postos de trabalho.
• Liderança ambidestra e exponencial
Líderes exponenciais e ambidestros estão dispostos a inovar, motivar suas equipes a continuarem crescendo sem abrirem mão da eficácia operacional.
A ambidestria corporativa garante que a eficiência de novos modelos de negócio, novas tecnologias e processos inovadores sejam colocados em prática, ao mesmo tempo em que o modelo de negócio tradicional é fortalecido.
Para que a ambidestria corporativa seja uma realidade, a empresa precisa ter uma cultura forte e contar com uma liderança capaz de estimular a criatividade, a colaboração e a eficácia operacional.
Uma liderança exponencial e ambidestra compreende que o mercado e a tecnologia evoluem de forma acelerada e, portanto, prepara a equipe para atuar em ambientes de incertezas.
• Fluxo da vida e o tempo
Palestra que aborda a importância de compreender e aceitar o ritmo natural da vida e a relação do tempo com esse fluxo. Muitas vezes nos sentimos pressionados pelo tempo e nos esforçamos para controlar o fluxo da vida, o que pode levar a estresse e insatisfação.
• Algoritmo da vida
Assim como os algoritmos usados na tecnologia, a vida também segue um padrão lógico e previsível que pode ser compreendido e identificado.
Vamos discutir a importância de entender esse algoritmo para atingir objetivos e maximizar resultados, tanto em termos de realização pessoal quanto profissional.
Temas e tópicos dos workshops in company:
• Accountability e protagonismo
Tem como objetivos identificar a capacidade e a abertura para trabalhar com grupos diversos e antagônicos aos seus conceitos. Ajuda a compreender as mudanças atuais e a necessidade de adaptação ao novo contexto organizacional. Venha conhecer a nova jornada humana, que une o trabalhar, o estudar e o viver. Os tópicos são:
- Obtendo resultados pelo domínio profissional da atividade desenvolvida
- Realizando um trabalho de alta qualidade
- Obtendo a aceitação dos valores da organização com o sentimento de pertencimento e de dono
- Accountability pessoal: tudo sobre
- O que é carreira?
- Quem é responsável pela sua trajetória profissional?
- Protagonista ou vítima?
- Qual o seu modelo mental?
- Comportamentos responsáveis x Comportamentos de vítima
- Como atitudes protagonistas suportam o desenvolvimento de um profissional?
• Gestão do tempo e técnicas de priorização
Tem como objetivos identificar questões que envolvam tomadas de decisão em ambientes diversos. Elabora (a partir dos fundamentos) instrumentos e planos de trabalho pessoal.
Ensina a identificar o que é de fato importante, para assim selecionar as atividades de acordo com suas prioridades. Os tópicos abordados são:
- Planejamento de um novo plano de trabalho
- Premissas básicas de sucesso
- Sugestões para alto rendimento
- Priorização de tarefas
- A importância de se fazer follow-up
- Equipes e reuniões efetivas
- O uso da tecnologia para otimização do tempo
• Cultura organizacional e mindset inovador
Aprenda a construir um diagnóstico do nível de maturidade digital da empresa, a partir deste elaborando um plano minucioso de implantação, crescimento e alavancagem. Os tópicos são:
- Alinhamento de expectativas
- Planejamento do projeto com os C-Levels da organização
- Mapeamento da cultura digital da organização
- Levantamento do gap cultural e mindset digital diante do futuro desejado de cultura digital
- Desenvolvimento das estratégias do projeto
- Assessment online para mapeamento de perfil digital de colaboradores, organização e cultura digital da empresa
- Discussão dos resultados e definição das estratégias a serem adotadas
- Elaboração de um planejamento das ações decorrentes dos resultados no assessment
- Foco no desenvolvimento da equipe interna
- Indicadores de sucesso do processo de transformação digital
- Implantação do programa de capacitação de transformação digital
• Design thinking
O objetivo é desenvolver o mindset para atuar como explorador do novo, identificando formas para tomadas de decisão e resolução de problemas de forma prática.
Identifica como a abordagem do design thinking pode ampliar a participação das pessoas na elaboração de soluções inovadoras. Os tópicos são:
- Design thinking: o ser humano como centro
- Empatia, colaboração e experimentação
- Duplo diamante
- Definição do problema
- Mapa de empatia e personas
- Ideação: busca de soluções para entrega
- Prototipagem
• Gestão de equipes em trabalho remoto
Visa identificar questões da jornada do trabalho em diferentes ambientes, compreendendo possíveis competências necessárias ao protagonismo, além de estimular a confiança entre pares para a efetiva entrega demandada. Os tópicos são:
- Diferentes ambientes de trabalho (Everywhere)
- Gestão de múltiplas tarefas de forma online
- Flexibilização de horários e jornadas
- Segurança psicológica
- Priorização de tarefas
- Produtividade e eficiência
- Tecnologia e plataformas para gestão de equipes em trabalho remoto
• Gestão ágil de projetos com Scrum
Visa conhecer como métodos ágeis promovem um processo disciplinado, incentivando adaptações frequentes. Ajuda a compreender como interação com usuários, filosofia incentivadora de liderança, trabalho em equipe, auto-organização e responsabilidade promovem a gestão ágil. Os tópicos são:
- A origem do Scrum
- Por que adotar o Scrum
- O desenvolvimento iterativo
- Os papéis do projeto Scrum
- Planejando no Scrum: estimativa de tempo, duração e tamanho
- Backlog de produto
- Refinação do escopo e do backlog
- Definição das condições de satisfação
- Eventos Scrum
- Backlog da sprint
- Reuniões diárias
- Revisão da sprint
• Metodologias ágeis
Visa identificar diferentes metodologias ágeis e como podem ajudar no desenvolvimento de trabalho, além de incorporar metodologias ágeis nos processos organizacionais, formando times ágeis, assertivos e focados em resultados. Os tópicos são:
- Quais são e para que servem as metodologias ágeis
- O ciclo da jornada ágil
- Liderança ágil, design thinking, lean startup, Scrum e OKRs: quando e porque adotá-las
- Quando uma metodologia ágil não é adequada para diferentes serviços
- Como criar valor ao cliente por meio de metodologias ágeis
• Planejamento ágil com o uso de OKRS
Objetivos Apresentar o que são objetivos e resultados-chave; Compreender porque as empresas precisam dos OKRs; Apresentar os benefícios de OKRs. Os tópicos são:
- Mudança do mindset dos lideres e dos colaboradores
- Níveis organizacionais em que se pode criar OKRs
- Principais características
- Objetivos e resultados-chave
- Tipos de resultados-chave
• Formação de multiplicadores em design thinking
Os tópicos são:
- Capacitar facilitadores para disseminar conhecimento
- Prática da inovação pela visão do design
- Apropriação dos conceitos de design thinking
- Conhecimento do papel do facilitador e o que se espera da sua atuação
- Evidenciar a importância da cultura nos processos de inovação e transformação digital das organizações
Outros tipos de trabalho:
• Moderadora de debates
• Talk shows
• Podcast Ideias em Movimento