- Home
- Maria Flávia Bastos
Maria Flávia Bastos
Maria Flávia converge motivação e conhecimento de forma ímpar e eficaz em suas apresentações, habilidade que foi adquirida ao longo dos seus mais de 10 anos como professora universitária e palestrante em empresas dos mais variados segmentos.
Maria Flávia converge motivação e conhecimento de forma ímpar e eficaz em suas apresentações, habilidade que foi adquirida ao longo dos seus mais de 10 anos como professora universitária e palestrante em empresas dos mais variados segmentos como indústria, cooperativas, governo, comércio, ONG’s e serviços. Como percursora da educação empreendedora, se tornou referência nacional e publicou o livro “Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos”. Também foi responsável pela criação da primeira agência experimental de empreendedorismo social do Brasil.
Doutora em administração, foi finalista do prêmio ''Ethos-Valor econômico'' e responsável pelo desenvolvimento do treinamento dos 12 mil não-voluntários da operação de atendimento da Copa do mundo no Brasil. Entusiasta nos temas que envolvem a humanização, ela acredita e prova que sempre é possível aperfeiçoar e potencializar as inúmeras capacidades pessoais. Maria Flávia é a indicação certa quanto os assuntos envolvem motivação, empreendedorismo, liderança e atendimento ao púbico. “Se o combustível das empresas é o resultado, o combustível dos colaboradores é a motivação”, diz ela.
Temas das palestras:
• A alma é o segredo do negócio
(Trans)formar o ambiente de trabalho em algo que motive e garanta a autoestima das pessoas em suas mais diversas necessidades emocionais é um dos grandes desafios das empresas que pretendem humanizar-se mais. A palestra é uma tentativa de alertar as empresas a irem em busca de uma gestão mais humanizada, centrada nas pessoas, na amorosidade e no respeito.
De maneira lúdica e provocativa são abordados temas como a revalorização do capital humano nas organizações, que terão por consequência trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados. Nessa proposta são usados elementos como imagens e músicas que levarão o participante a refletir sobre a imprescindível necessidade contemporânea de colocar o ser humano em primeiro plano nas organizações por meio de uma nova prática gerencial que promova valor das pessoas com e no trabalho.
• Liderança inspiradora
Nesta palestra o foco é ampliar a consciência e a atuação dos líderes no contexto organizacional, aumentando o autoconhecimento e fomentando a busca da realização pessoal e profissional independente do nível hierárquico e de gestão. Alguns dos tópicos abordados são:
- O papel do líder: compreendendo o que é e qual é seu impacto nos resultados
- Gerenciar a si mesmo: autoconhecimento e auto imagem
- Auto estima: impacto nas relações interpessoais e resultado organizacional
- A formação da personalidade na atuação do indivíduo
- O equilíbrio e inteligência emocional do líder e seus efeitos sobre as equipes
• O papel do empreendedorismo em cenários turbulentos
Numa sociedade cada dia mais presa à valores materiais e tecnológicos, algumas pessoas e empresas começaram a perder referências sobre o que é o relacionamento, da importância que têm o ser humano, suas diferenças, sua cultura. Por meio ao estímulo de novas práticas menos mecanicistas e mais cooperativas acreditamos na capacidade humana e empresarial de renovação de sua história, resgatando aquilo que tem de mais genuíno e interessante: uma gestão mais humanizada, centrada na amorosidade e no respeito.
• O jeito brasileiro de atender
A palestra busca reflexões sobre a importância do atendimento na sociedade contemporânea na qual os profissionais precisam se posicionar diante de tantos desafios e de múltiplas funções. “Conseguir atravessar cada barreira imposta no seu cotidiano é o que os tornam vencedores”, ressalta a palestrante. A palestra é customizada de acordo com o perfil e objetivos do evento.
• Educar para (trans)formar
Desde muito tempo é comum ver nos noticiários nacionais sobre o cenário inóspito da educação brasileira. Essa temática tem estado latente já que vivemos um novo mundo. Uma nova realidade que tem um novo aluno, conectado às novas tecnologias, atento às novas descobertas e aberto ao novo. Entendendo que as escolas deverão repensar seus modelos e apostar em formatos mais livres, que coloquem o aluno no centro, extrapolando os espaços das salas de aula e dialogando com a comunidade, essa palestra é uma oportunidade de reflexão sobre a educação empreendedora que tem como objetivo contribuir para a construção de uma nova realidade docente e discente que vá além de notas e exercícios formais comumente usados nas universidades como forma de avaliação e formação.
A palestrante é responsável pela criação de programas de educação empreendedora inter e multidisciplinar já implantados por meio do empreendedorismo. O que se pretende nesse encontro é problematizar a questão da multi e da interdisciplinaridade na postura pedagógica de forma inovadora, entendendo que as escolas passam por um momento de repensar seus modelos no desenvolvimento de formatos mais livres que coloquem o aluno no centro, extrapolando os espaços das salas de aula e dialogando com a comunidade. Como o empreendedorismo é uma área que promove por si só a vivência da inovação e das novas descobertas, a palestra pretende ser um caminho facilitador para uma aprendizagem transformadora de liberdade, cooperação, protagonismo e questionamentos por meio de novos projetos que integrem o conhecimento de disciplinas e áreas do conhecimento distintas, promovendo um ambiente acolhedor e fértil para produções criativas e inovadoras.
• Engajamento e empoderamento: a alma do cooperativismo
Diferente dos produtos e da gestão de qualquer que seja a grupo ou cooperativa colaboradores são pessoas para muito além de números e isso precisa estar muito claro. A partir do momento em que a autoestima, o bem estar e a coparticipação se tornam partes da “visão” da corporação a trilha positiva dos resultados e do sucesso tende a ser menos desnivelada e mais possível. Nesta apresentação a palestrante fala sobre a valorização do capital humano, da comunicação organizacional e do alinhamento horizontal de maneira provocativa, sempre permeando entre os princípios do cooperativismo. Com o objetivo de instigar seus cooperados e parceiros à gestão democrática e ao interesse mútuo na relação que envolve as empresas parceiras, os clientes e a comunidade, Maria Flávia conduz um pensamento responsável unificado e transformador, sempre partindo do indivíduo para o todo. Criar um sentimento de pertencimento é criar um laço na relação funcionário-cooperativa muito mais estável!